segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Experimentando a liberdade


Liberdade é um anseio no coração de todo ser humano. Contudo, nossa sociedade confunde liberdade com libertinagem, pois faz da mesma uma busca pela satisfação própria. Mas, a verdadeira liberdade, só pode ser experimentada na presença de Deus. Conforme o apóstolo Paulo diz em Gálatas 5.1, "foi para a liberdade que Cristo nos libertou", mas a religião está sempre nos pressionando de volta a uma vida de escravidão. Achamos que precisamos melhorar, fazer mais, sermos melhores para nos apresentarmos a Deus. Esquecemo-nos que o caminho foi aberto por Jesus Cristo, pelo que ele fez na cruz, se tornando pecado por nós e reconciliando-nos com Deus. Através de Jesus Cristo podemos nos apresentar a Deus do modo como somos, sem tentar ordenar nada em nós, confiados apenas que o perdão de Deus está sobre nós pelo sangue do Cristo. Quando isso acontece, então, encontramos a verdadeira liberdade. Passamos a entender que não é preciso dominar a nós mesmos para irmos a Deus. Isso não significa que não ansiemos e não trabalhemos para melhorar, fazemos isso, mas uma vez mais lembremo-nos do apóstolo Paulo que, em Romanos 7, nos ensina que por mais que nos esforcemos em busca do certo, sempre de novo nos deparamos com nossa estrutura pecaminosa e com nossa queda. Assim, se estendemos nossas mãos vazias ao Pai, vamos nos sentir absolutamente livres, livres de tentar fazer com que nossa vida dê certo, de tentar melhorar a nós mesmos, livres de toda auto-acusação, livres de toda expectativa, pois sabemos que nossa liberdade está em Cristo. Assim, podemos dizer: graças porém a Deus que nos enviou seu Filho Jesus Cristo. Se é para liberdade que Cristo nos libertou, vivamos livres!

Nenhum comentário: