segunda-feira, 20 de outubro de 2008

APRENDENDO COM MARIA E MARTA: O que ainda nos falta hoje?


O texto que estou postando hoje é de autoria de minha amada esposa, Susy Costa. Foi uma palestra dada por ela no "Encontro de Mulheres da Comunidade Presbiteriana de Vinhedo".

INTRODUÇÃO:

Passamos todo esse tempo juntas, com a proposta de firmarmos um relacionamento íntimo e significativo umas com as outras. Também fomos desafiadas a nos engajarmos em um projeto evangelístíco que faça diferença pra nossa comunidade e cidade trazendo justiça e paz onde moramos. E creio que estamos realmente motivadas a realizar a missão que Deus tem nos dado de estender o seu reino sobre a terra apartir de onde estamos. Eu realmente espero que isso aconteça primeiro porque somos todas, parte de um mesmo corpo e segundo porque Deus nos criou para as boas obras. (Efés. 2:10)
Mas nada disso será relevante ou transformador, se o fizermos apenas por nossas próprias forças. Até poderemos tentar fazer, mas se tornará um fardo muito pesado para nós. E acabaremos por nos frustrar, ficando com uma terrível sensação de cansaço, vazio, exploração e falta de propósito pra tanto esforço.
Vamos ver o que Jesus tem pra nos dizer?
Ele diz que ”apenas” dois mandamentos devem reger a nossa vida: ame o Senhor teu Deus de todo o seu coração de toda a sua alma, de todo seu entendimento e de todas as suas forças. E “ame ao seu próximo como a si mesmo” (Marcos 12: 30 e 31). Porque o Pai nos dá esses mandamentos e Jesus diz que a lei se resume neles? Porque ele nos criou pra nos relacionarmos com ele e uns com os outros como ele se relaciona com a trindade. Com intimidade, respeito, verdade e amor. E se cumprirmos esses dois mandamentos como convém ao Senhor, todos os outros serão automaticamente cumpridos!
Então o que isso significa?
Lá em João 15 Ele nos trás a figura da videira. E nos fala o quanto é fundamental e necessário estarmos ligados à videira. E mais; ele nos afirma por meio dessa figura tão fantástica, que nada, mas nada mesmo, nós podemos fazer se não for através dele e de acordo com a sua própria vontade.
Vamos ver o texto?
Jesus nos afirma que ele só pode fazer o que vê o Pai fazendo. O que significa que se fizermos muitas coisas, mas se não estivermos ligados à videira, não fizemos nada de útil. Podemos fazer o melhor e com a maior qualidade ou com grande esforço e nada se aproveitará ou frutificará. Mas quando praticamos as boas obras para as quais fomos criadas, porém ligadas à videira, então saberemos que nosso trabalho não foi feito em vão e que seremos recompensadas por isso. E é sobre isso que quero conversar com vocês...
Em Lucas 10: 38 a 42 vemos a história de duas irmãs muito diferentes uma da outra: Marta e Maria, mas que poderiam perfeitamente ter os nomes de Cida e Susy, ou de Carmem e Elizabeth, ou de Sandra e Sueli... Poderia ser qualquer uma de nós.
Marta e Maria eram amigas bem próximas de Jesus... Elas estavam intimamente ligadas a videira. E apesar de serem irmãs, tinham características bastante diferentes, assim como nós. Não podemos dizer que uma era errada e outra certa. Eram apenas diferentes com seus pontos fracos e fortes.
Era mais ou menos assim:
“Maria era a luz do sol para os trovões de Marta. Ou Maria era o freio da locomotiva Marta. Maria era a cigarra enquanto Marta era a formiga. Maria ia cheirar as rosas enquanto Marta passava colhendo-as para fazer um lindo arranjo no vaso da sala. Maria passava o dia bordando toalhas e roupas para a casa, mas Marta... Marta não tinha tempo para isso”. (Joanna e Susy).
Não é assim também entre as irmãs de hoje? Uma gosta mais da cozinha e outra da arrumação da casa. Uma é mais falante e a outra é mais introvertida, uma é mais elétrica, rueira e a outra gosta mais de ficar em casa lendo um bom livro. Lá em casa era assim também e na sua?
Ambas eram hospitaleiras e gostavam de ter a casa cheia de amigos. Elas tinham muitos amigos... Entre eles, o mais querido era Jesus.
Nessa história, aprendemos com Marta e Maria que para permanecer na Videira (Jesus) precisamos:
1- Ter um coração atraído por Jesus.
Marta abre sua casa ao Senhor com o maior prazer, mas para ela isso implicava em muito serviço e de ótima qualidade. Joanna, a autora do livro base do nosso estudo, a compara com a mulher virtuosa de prov. 31. Sua maior característica era o dom do serviço. Servir também era uma forma de se sentir amada e aceita. Mas isso muitas vezes lhe parecia pesado de mais. Já Maria, era puro relacionamento. Para ela, mais importante que fazer, era estar com... Mesmo que muitas vezes ela fosse mal compreendida. Tida como irresponsável ou folgada. Ela não perdia a oportunidade de parar para ouvir as pessoas ou aprender com elas. O que lhe servia de vantagem, porque ela já era propensa a isso. Porém, ambas tinham a Jesus por perto.
Uma visita especial!
Certa ocasião, Jesus passando pela casa delas, como era de costume, foi vê-las e lá se hospedar por um tempo. Ao chegar acompanhado de todos os seus discípulos, foi logo recepcionado por Maria, que fez o máximo para fazê-los sentir-se acolhidos e bem vindos em seu lar (serviço). Ela os recebeu, pegando os seus cajados, lhes oferecendo água e toalha para se lavarem, acomodando-os ao redor da mesa, sobre as almofadas macias, oferecendo água, ou vinho pra beberem, enquanto esperavam pelo jantar... Enquanto isso, Marta estava na cozinha mais atarantada do que nunca! Cheia de coisas na cabeça e nas mãos, sem saber pra onde correr e o que fazer primeiro, afinal o mestre já havia chegado e ela ainda não estava com a janta pronta. No meio dessa correria, ela se dá conta que estava só, com tudo por fazer. E afinal de contas, onde estaria a sua irmã que não vinha ao seu encontro para ajudá-la? O que estaria ela fazendo?
Enquanto isso, Maria ouvindo Jesus falar com seus discípulos, foi ficando cada vez mais encantada. Nunca ouvira alguém falar como ele. Tanta ternura, tanto amor, tanta autoridade! Quanto mais ela O ouvia, mais presa ficava em suas palavras, e devagar foi se chegando até ficar sentada aos seus pés. Esquecera completamente de Marta, da cozinha, de que era uma mulher em meio aos homens, de sua reputação ou qualquer outra coisa ao seu redor. Ela só conseguia beber de Jesus.
Marta cansa de esperar e vai atrás de Maria.
Qual não é a sua surpresa quando ela procura por Maria e a encontra bela e folgada ascentada aos pés de Jesus ouvindo seus ensinamentos. Ela não podia acreditar no que via. Só essa que faltava, ela cheia de coisa pra fazer e Maria lá sentada! Fica muito indignada com aquela situação e corre se queixar ao Senhor.
2- Ter um coração que leva suas mágoas ao Senhor.
Marta pergunta ao senhor em Lucas. 10: 40 e 41: “Senhor, não te importa que minha irmã tenha me deixado sozinha com todo o serviço?”
Obs: se você for como eu, quando muito cansada, sente-se profundamente magoada e com uma enorme vontade de chorar. Se visse uma cena como aquela então, ia morrer de raiva, me sentiria explorada, injustiçada. Principalmente, porque no meu caso, tenho um temperamento mais parecido com o de Maria, do que com o de Marta... Então, além de tudo eu estaria morrendo de inveja de Maria.
O trabalho da cozinha não é fácil. É desgastante e exaustivo. Vc é a primeira a levantar e a última a se deitar por causa da cozinha e quando o nosso foco está fora do lugar, este fardo torna-se insuportável, mesmo para as “martas”. Ficamos tão cansadas que tudo que conseguimos é chorar e nos perguntar porque estamos ali? Qual a razão de continuarmos? Então, nos sentimos injustiçadas. Ficamos indignadas e iradas com a outra, porque a culpamos por estar tranqüilas e curtindo do bom e do melhor a nossas custas, enquanto nós estamos nos acabando de tanto trabalhar. Por vezes, acabamos brigando, nos ferindo, nos magoando e magoando a outra, porque não damos conta de carregar tamanho fardo. Isso só piora a situação. Mas quando levamos nossa queixa ao Senhor como Marta fez, então temos a oportunidade de sermos curadas e transformadas.
Mas o que é a cozinha?
A cozinha é a nossa vida! É o nosso corre, corre de todo dia! Trabalhando dentro e fora de casa na maioria das vezes, passamos de Motoristas de filhos a dona de casa, (ou seria do trabalho da casa)? De empresária a faxineira, de chefe a esposa submissa. É comida, roupa, limpeza, deveres que não acabam mais. E pra piorar, ainda querem o “resto” de tempo que temos, se é que sobrou algum, trabalhando na igreja! Quando vamos ter um tempo pra descansar? Ou pra se divertir? Ou pra nós mesmas? O problema é que tentando controlar, perdemos totalmente o controle! E aí, como diz uma amiga minha, ficamos “exauridas”.
3- Ter um coração aberto a correção do Senhor.
Marta estava exausta! E muito irritada, com Maria e com o Senhor, que afinal, deixou que Maria ficasse ali com ele. Então ela se põe a reclamar com o Senhor que com amor e firmeza responde a queixa de Marta: “Marta! Marta! Vc está preocupada com muitas coisas; todavia apenas uma é necessária. Maria escolheu a boa parte, e esta não lhe será tirada”. Lucas 10: 41.
Qual seria sua reação se fosse com você?
Imagine-se nessa situação, reclamando com seu líder na comunidade... Se ele te desse a mesma resposta, como se sentiria? Talvez brigasse com seu líder e dissesse que estava sendo injustiçada. Talvez nem quisesse mais trabalhar na igreja. E se fosse em casa com seu filho ou marido? Mas Marta não ficou injuriada com o seu Senhor, ela acolheu a sua repreensão. Porque Marta confiava no amor de Jesus por ela e porque tinha um coração humilde e ensinável.
Precisamos aprender com Marta, e recebermos a correção do Senhor. Em provérbios 3: 12 diz: pois o Senhor disciplina a quem ama... Essa atitude trás transformação e cura.
Mas o que Marta aprendeu?
O que Jesus está dizendo a Marta?
Que ela não precisava mais ligar pra nada e deixar tudo ao deus dará? Abandonar a casa, a família, o trabalho, a missão e o seu dom de servir, e não fazer mais nada além de se ascentar aos pés do Senhor em contemplação e adoração?
Certamente que não!
Jesus estava falando de um relacionamento de dependência e confiança nele. Estava falando de um relacionamento de amor. Falava da melhor escolha. Da única escolha. Estar ligada a videira.
Uma só coisa é necessária e Maria escolheu a melhor parte. Ambas tinham a mesma oportunidade de escolha. Jesus é tudo de que elas precisavam, assim como seus discípulos, assim como cada uma de nós.
4- Ter um coração controlado pelo Senhor.
Queremos adorar como Maria, mas a Marta dentro de nós continua a nos controlar. Marta queria receber Jesus, desde que estivesse no controle da situação. Se ascentar junto com sua irmã e deixar que Jesus assumisse o controle da situação, estava fora de cogitação. Afinal, era sua responsabilidade, ela era a cozinheira. A janta era por sua conta. Não era hora de conversar. Não é assim com a gente? Mas Jesus não alimentou mais de cinco mil pessoas sem a ajuda de Marta? E na hora certa, também não colocou os seus discípulos para servir? Porém nós insistimos em manter o controle e por isso ficamos esgotadas em nossas forças. E sem forças, passamos a ignorar o convite do Senhor para nós. Ou pior, como Marta estamos muito ocupadas para a sala de estar. Toda a nossa energia se foi, não sobrou mais nada de nós mesmas para o Senhor. Não temos tempo para a sala de estar e nem disposição para estarmos aos seus pés em adoração, aprender com ele ou simplesmente estar com ele.
5- Ter um coração curado e transformado pelo Senhor.
João 11: 1 ª 44 Marta nos mostra o quanto ela aprendeu com Jesus. Lázaro havia morrido e sua casa estava cheia, Jesus não chegara a tempo de salvar o seu irmão, mas desta vez, sabendo que Jesus havia chegado, ela larga os seus amigos e corre para Jesus, buscando por socorro e consolo. Agora, ela sabia a diferença entre o importante e o urgente. Nada era mais importante naquele momento que estar com Jesus (v.20). Mas, Maria que tranqüilamente se ascentava aos pés de Jesus, agora se via desanimada e triste demais para buscar o seu Senhor, deixou as circunstâncias controlarem seus sentimentos (v.20b). Quem diria, Marta agora passa a perna em Maria! Marta aprendeu a lição! Mas Maria também aprende a servir, no verso dois do cap. 11 de João, também vemos Maria servindo o seu Senhor, quando unge os seus pés com o perfume e os seca com seus cabelos.
Conclusão:
Jesus cura e transforma essas duas irmãs, porque elas estavam sujeitas ao seu senhorio e governo. Ele quer fazer o mesmo comigo e com você. Então, vamos nos ligar a Videira, para que comecemos a dar frutos. Vamos começar a levar a vida de maneira que Jesus possa se espalhar por toda parte. Vamos começar a amar de tal maneira que as pessoas apontem nossas vidas e digam: “eu sei quem você é!” Ou melhor, ainda, “eu sei de quem vocês são!” - porque elas vêem em nós o nosso Senhor e o seu amor! Vêem em nós a Sua Santa Presença!
AMÉM!

Um comentário:

Anônimo disse...

Gostei muito da exposição do assunto. Não tinha visto ainda este texto sob esta perspectiva. Foi como se o tivesse lido pela primeira vez. Que Deus continue te usando para falar da palavra dEle a tempo e fora de tempo.

Priscila Pereira
Ipatinga, MG