domingo, 23 de novembro de 2008

A Face de Deus


Não tem sido fácil postar com a regularidade que eu gostaria aqui, mas um dos motivos é que decidi não fazer desse blog um projeto de desempenho pessoal. Quero postar aqui apenas a partir do que de fato seja relevante em minha própria vida e não meramente por desempenho. Assim, peço a você que me acompanha aqui a ter paciência e a não desistir de sempre vir dar uma espiada para ver se há algo de novo.
Bem, essa semana fui levado a dar uma nova olhada na história de Jacó e me deparei com um texto muito significativo. Encontrasse em Gênesis 33.10 que diz o seguinte: "Mas Jacó inisistiu: Não! Se te agradaste de mim, aceita este presente de minha parte, porque ver a tua face é como contemplar a face de Deus; além disso, tu me recebeste tão bem!" O que chamou minha atenção nesse texto foi a expressão que Jacó usou para se referir a seu irmão Esaú, "ver a tua face é como contemplar a face de Deus". Vamos pensar por um minuto; 20 anos atrás Jacó saiu de sua terra, do meio de sua família, fugido, para evitar enfrentar o ódio de Esaú por ele. Jacó, orientado pela própria mãe, havia ludibriado o pai para receber a bênção da primogenitura no lugar de seu irmão Esaú. Como resultado desencadeou-se um grande conflito familiar, onde Esaú resolveu que mataria seu irmão Jacó, após a morte de seu pai. Tendo conhecimento do fato Jacó foi aconselhado pela mãe a ir embora para uma terra distante, a procura da família da mãe, onde estaria seguro.
A saga de Jacó se desenvolve ao longo de 20 anos, começando com Deus se revelando para ele em Betel, onde Jacó tem um sonho e descobre que Deus está mais perto do que imagina, e terminando em Jaboque, onde Jacó tem um embate com o próprio Deus e sai quebrantado e transformado. Agora ele está pronto para encontrar seu irmão Esaú e o resultado do encontro é restauração e reconciliação. O resultado do encontro é que no lugar de um Jacó usurpador e enganador, Esaú vê-se diante de um homem amadurecido, sábio e humilde. E Jacó se vê diante do "próprio" Deus.
Pense comigo! Somos parte de uma sociedade imediatista o que acabou gerando em termos de "espiritualidade" uma espécie de busca de relação mágica com Deus, aonde esperamos que realidades em nossas vidas sejam transformadas da noite para o dia. Contudo, passaram-se 20 anos para Jacó! E nesse tempo todo, Deus esteve perto, Deus esteve trabalhando e usando os vários acontecimentos diários da vida para moldar Jacó.
Você acha que isso é diferente com você? Tenha paciência, pois Deus está trabalhando. Daqui a "20 anos" podemos nos encontrar, de repente, diante de algum "Esaú" e o que iremos contemplar poderá também ser "a face de Deus".

Um comentário:

Sandro Valérius disse...

Olá Ricardo!
Sou uma das pessoas que frequentemente dá uma olhada no seu blog, e mais uma vez, sou edificado pelas suas palavras.
Obrigado