sábado, 13 de dezembro de 2008

Substantivo


Tenho pensado bastante sobre o significado de ser um cristão.
A palavra cristão foi usada pela primeira vez na Bíblia como um substantivo. Em Atos 11.26 somos informados que a população da cidade de Antioquia começa a chamar aqueles que eram seguidores de Jesus Cristo de "cristãos". Penso que aqui nos deparamos com um dos maiores problemas que temos com o Cristianismo contemporâneo. No nosso contexto transformamos o substantivo "cristão" em um "adjetivo". Hoje nós temos "música cristã", "lanchonete cristã", "cultura cristã", "escola cristã", "filme cristão", "atleta cristão", "artista cristão" e etc. A palavra cristão, quando mantida como substantivo é uma maravilha, ela falar de gente que segue os passos de Jesus Cristo. Gente que levou tão a sério os ensinos de Jesus e a vida de Jesus que são influenciados e estão dispostos a viverem de fato como ele. Mas, quando usamos a palavra cristão como um adjetivo, então a descaraterizamos. A transformamos em exclusivismo, nos tornamos pessoas antipáticas e segregárias. Jesus disse que nos enviava ao mundo, os cristãos, assim como o Pai o havia enviado ao mundo. Isso significa que somos pessoas chamadas para representar a vida de Jesus e a realidade do Reino de Deus no mundo que nos cerca. Somos chamados para amar e acolher as pessoas como Jesus as ama e as acolhe. Somo chamados para curar e perdoar no nome de Jesus, anunciando em seguida que um novo Reino está a disposição da pessoas. Minha oração e compromisso de vida é ser um cristão, um autêntico seguidor de Jesus Cristo e não ter um adjetivo na frente da minha vida. Tudo o que faço e quero fazer procedem de um coração que anseia ser simplesmente como Jesus. O mundo não precisa do "adjetivo cristão", mas anseia profundamente em encontrar novamente o "substantivo".
Siga firme!

Nenhum comentário: