segunda-feira, 17 de maio de 2010

Mito 1: A igreja é um lugar aonde vamos aos Domingos


Olá pessoal!
Como disse começo nesta semana uma série de posts que estarão relacionados a verdades e mitos sobre a igreja.
O primeiro mito que quero tratar é o do conceito de que a igreja é um lugar. A maioria das pessoas, ainda que digam que não, continuam carregando este conceito do lugar para a igreja.
Conforme o ensino das Escrituras a igreja não é um lugar, a igreja é um povo, uma nação, uma família, um corpo, que se reúne em um lugar, ou em vários lugares.
O que fundamenta o conceito de igreja no Novo Testamento é o conceito da nação de Israel e suas tribos no Antigo Testamento. A igreja, conforme o ensino dos apóstolos é o verdadeiro 'Israel" de Deus. Ela é a verdadeira "nação santa, sacerdócio real, e povo de propriedade exclusiva de Deus.
Quando isto é entendido assim, então, compreenderemos que o prédio aonde nos reunimos, aos Domingos (ou outro dia da semana) é um lugar em que uma parte do povo de Deus se reúne para adorarem juntos a Deus e para serem instruídos por sua palavra.
Isto também levará a compreensão de que todos nós, que estamos reconciliados com Deus em Jesus Cristo, somos a igreja, o tempo todo. As implicações desses conceitos são poderosos, revolucionários e radicais para a nossa vida. Por exemplo: Quando entendemos que a igreja é um lugar, podemos dizer que este lugar está sendo mal usado, pois abrimos o mesmo uma única vez por semana. Mas quando entendemos que a igreja é um povo, então, não só o prédio de uma igreja (do povo) deve ser aberto e usado para o serviço e a missão, mas também os vários prédios (nossas casas) do povo (a igreja) também devem estar disponíveis para o serviço a Deus a cada dia da semana.
É muito confortável para nós dizermos que vamos a igreja, pois isto faz com que tenhamos compromisso com Deus e com seu Reino e obra, apenas quando estamos neste local.
No entanto, quanto assumimos o que o Novo Testamento nos diz sobre a igreja, então, entenderemos que diariamente estamos a serviço de Deus em vários dos locais em que nos encontramos e semanalmente, uma ou mais vezes, nos reunimos como igreja para adorar juntos ao Senhor e sermos instruídos por ele.

Assim, a verdade é que igreja não é um lugar, é um povo que vive na graça e no poder do Espírito Santo.

Pense nisto....

No Caminho,

3 comentários:

Anie disse...

É muito confortável achar a igreja é um local pq nos dá a sensação que posso fazer o que quiser fora da igreja, só preciso ser certinho quando estou na igreja. Agora sendo igreja, o bicho pega, pois envolve tudo o que sou e o que faço!!

Hugo Leme disse...

vou ter que acompanhar essa série...

Fran disse...

o duro é fazer adolescentes que nasceram achando que igreja é um local, entender isso... só na ação e dependência do Espírito Santo!