quarta-feira, 8 de junho de 2011

Não desanimamos!

Olá pessoal!

Uma das realidades com a qual todos nós temos que lidar é a do sofrimento. A Bíblia chama isso algumas vezes de tribulação. Tribulação é uma situação conflitante, ou desgastante, pela qual atravessamos; pode ser uma enfermidade, uma dificuldade no trabalho, perseguição por estarmos vivendo e pregando o Evangelho, etc.

Geralmente, nessas situações, Satanás se aproveita para questionar ou nossa fé ou o amor de Deus por nós. Contudo, não devemos ficar desesperados diante das tribulações, pelo menos essa é a perspectiva que a Bíblia nos apresenta.

Em sua segunda carta escrita à igreja de Corinto um dos temas tratados pelo apóstolo Paulo é justamente esse, como devemos lidar com as tribulações, e gostaria de destacar alguns ensinos de Deus para nós sobre isso:

1. A tribulação é um contexto onde podemos experimentar o consolo de Deus de modo mais intenso. "Bendido seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, Pai das misericórdias e Deus de toda consolação, que nos consola em todas as tribulações" (2Co. 1.4)

2. A tribulação é um contexto onde podemos nos tornar instrumentos de consolo nas mãos de Deus para a vida de outros que passem também por tribulações, portanto, ela tem um efeito missional. "para que, com a consolação que recebemos de Deus, possamos consolar os que estão passando por tribulações." (2Co. 1.4)

3. A tribulação também é um convite para que nos lembremos que nossos olhos não devem se fixar nas coisas passageiras do presente século, incluindo a fragilidade de nossos corpos que adoecem, mas nas realidades invisíveis do Reino de Deus que ainda serão reveladas. Paulo discorre sobre isso ao longo dos capítulos 3-5 de 2 Coríntios, mas quero destacar apenas um vesículo: "Assim, fixamos os olhos, não naquilo que se vê, mas no que não se vê, pois o que se vê é transitório, mas o que não se vê é eterno." (2Cor. 4.18)

Assim, se você estiver passando por um momento de tribulação, e todos nós passamos e passaremos, lembre-se destes ensinos de Deus para seu coração e, então, como o apóstolo Paulo poderemos dizer: "Por isso não desanimamos." (2Co. 4.16)

No Caminho,

Nenhum comentário: