segunda-feira, 16 de maio de 2011

O Perigo da Ética Situacional

Olá pessoal!

Já faz um bom tempo que tenho pensado em escrever sobre esse tema, mas tenho adiado. Contudo, acho que chegou a hora de procurar abordá-lo, mesmo que isso implique em eu ser mal compreendido por alguns.

Temos visto o crescente debate na mídia sobre a PL 122 e a defesa do direito da expressão homossexual, sem a contra partida do direito da sociedade poder se expressar dizendo que discorda de uma determinada postura ou estilo de vida assumido por alguns.

O argumento para tal discussão baseia-se no direito de opção a orientação sexual que cada um tem, por um lado, e no argumento da "homofobia" por outro, argumento esse construído com base em várias agressões físicas a homossexuais.

Por outro lado, vemos muitos representantes da igreja, seja evangélica ou católica, se posicionando contrário a Lei, por conta de ter seus direitos de fé cerceados e não poderem expor os pontos de vistas da Escritura ou do dogma da igreja quanto a isso, bem como o temor de serem obrigados a realizarem cerimônias religiosas para casamentos de homossexuais.

Em meu ponto de vista toda essa situação é bem mais séria e mais complexa do que isso. Primeiro, está nítido que existe um jogo de poder, e interesses políticos financeiros que olham hoje o grupo homossexual como uma polpuda fatia do mercado. A Bíblia diz que o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males, e não acho que isso é diferente aqui.

Já há muito que a nossa ética se tornou em uma ética situacional, sendo que o que dirige a mesma não são valores morais ou sociais, e sim os valores monetários e do interesse do mercado financeiro.

O problema quanto a isso é que se formos pelo caminho que a PL 122 propõe estamos abrindo precedentes éticos e morais para que qualquer outro indivíduo no futuro, que tenha uma orientação sexual diferente da que esteja presente na sociedade, alegue estar sendo preterido, e estar sofrendo abuso e preconceito.

Veja, se a questão referente aos homessexuais está relacionada ao abuso e a violência sofrida por eles, então, assim como há uma delegacia especializada em violência contra a mulher, que se crie leis e estruturas que a exerçam especializadas para os homossexuais, ao contrário de se querer aprovar uma lei que tira de cidadãos o direito de se pronunciarem, respeitosamente, contrários a opção ética que alguém faz para sua vida.

Conheço homossexuais e não sou preconceituoso em relação a pessoa de nenhum deles,  mas discordo da orientação e postura ética que os mesmos assumem para seus estilos de vida. Assim como conheço homens que traem suas esposas, e discordo da postura que estão assumindo.

Portanto, a questão aqui não é de preconceito, mas de discordância de opinião. Assim como eles também podem discordar do fato de eu achar que não devo trair minha esposa e que devo ser heterossexual.

Se partirmos para a questão de que o homossexualismo é uma mera questão de opção sexual e que devemos respeitar, entendendo respeitar por não poder expressar opinião contrária a isso, então vamos abrir um precedente para colhermos em pouco tempo situações  complicadas que acabara por gerar um caos ético e moral em nossa sociedade.

Se nossas escolhas sexuais são pautadas por nossas opções e ninguém tem direito de discordar do que optamos, então, daqui a pouco um pedófilo poderá defender seu direito de desejar ter relacionamentos com crianças, porque essa é sua orientação sexual e as pessoas estão sendo preconceituosas com ele por discordarem de sua orientação sexual.

A ética situacional é sempre problemática porque dá ao indivíduo o direito de escolha em detrimento da sociedade. Isso gera anarquia e caos. 

Quero deixar claro aqui que não estou condenando a pessoa de nenhum homossexual, mas que estou discordando da opção que estas pessoas fazem para suas vidas. Com isso não estou dizendo que não possam fazer tal opção, estou dizendo que eu posso discordar da mesma e que cidadãos tem o direito de discordar das mesmas.

Assim, não por preconceito, mas por bom senso, o correto é que essa PL 122 não seja aprovada, e que no lugar dela, assim como é feito em favor das mulheres ou das crianças, haja uma direção que atribua com mais seriedade sanções e penalidades criminais àqueles que agridem um homossexual.

Ninguém tem o direito de impingir agressão contra outro ser humano, seja ele quem for. Mas nenhum seguimento social também tem o direito de cercear a liberdade e direito de outros de terem suas opiniões próprias a respeito do que quer que seja.

Esse é um assunto que ainda tratarei mais por aqui.....

No Caminho,

4 comentários:

Fran disse...

muito bom!!!
que Deus mova os corações de pessoas de bom senso, prá que essa lei realmente não seja aprovada!
bjos...
saudades...

rYuri disse...

interessante, e quanto a alegarem que sua opinião é preconceito, quer dizer posso considerar um negro incorreto por ser negro, e isso ser apenas minha opinião sem nada ter a ver com uma questão pessoal contra ele? Pois é mais ou menos assim que é colocado, que se você acha o homossexualismo errado você está sendo preconceituoso com o homossexual, afinal ele "nasceu assim"... o que acha sobre isso?

Ricardo Costa disse...

Esse e um comentario desconstituido de logica, primeiro porque eles nao aceitam que isso seja uma doenca, uma disfuncao, dizer que nasceram assim e entrarem por esse argumento que eles mesmos combatem. Segundo porque a questao tem sido tratada como sendo a sexualidade uma opcao que voce faz, portanto, se e opcao eu preciso ter o direito de discordar. E a mesma coisa de alguem dizer que gosta de pescar e eu afirmar que detesto pescaria, nao sou preconceituoso com a pessoa que pesca, sou contra a opcao de lazer que ela escolheu. Nao concordo e nao serve para mim. Lembre- se que por enquanto nao estou tratando da questao em si, mas do direito que devemos ter, bem como a liberdade, de discordar.

Susy MPC disse...

Meu Amor, claro que vc arrebentou! Muito bom seu texto e eu assino embaixo. Vc é e sempre será um lindo presente de Deus em minha vida. Amo sua sabedoria e discernimento. Sua clareza e transparência em suas declarações,palestras,aulas e ensinamentos. Que Deus continue te abençoando e te dirigindo...bj...te amo...