segunda-feira, 19 de março de 2012

DO DEVER AO DESEJO

Olá pessoal!

Em João 8.32, Jesus faz a seguinte afirmativa: "E conhecerão a verdade, e a verdade os libertará."

Quando temos contato com o evangelho e ele realmente alcança a nossa vida somos transformados! Isso é um fato, mas parece que logo a mensagem do "Evangelho da Graça", começa a tomar contornos novamente da lei e da obrigatoriedade.

Passamos a ouvir sempre que "devemos ler a Bíblia", "devemos orar", "devemos falar de Jesus para outras pessoas", "devemos ir aos encontros da igreja", "devemos",  "devemos" e "devemos".

Essas colocações com o passar do tempo vai nos tornando pessoas legalistas, que tem a tendência de julgar aqueles que não estão fazendo o que "devem" fazer, ou desanimadas, porque nós não conseguimos fazer o que "devemos" fazer.

Em minha opinião essa postura é desenvolvida corroendo o evangelho, e com o passar do tempo estamos pregando outro evangelho, que não é o evangelho, como diz o apóstolo Paulo em Gálatas 1.6-7. E por que é que isso acontece?

Acontece porque achamos que temos que ensinar as pessoas o comportamento que elas devem ter e devemos garantir que as pessoas estarão agora buscando as coisas de Deus e não mais as coisas do mundo, e queremos ter certeza de que nós mesmos faremos isso, então, criamos os nossos novos "deveres".

Veja, não quero que você me entenda mal, eu acredito que cada uma dessas coisas precisam ser vividas por nós: ler a Bíblia, orar, compartilhar Jesus, ir aos encontros da igreja, e outras práticas mais, contudo, não acredito que as mesmas devam ser geradas pelo dever.

Mas, se não é pelo dever, será pelo que? Pelo desejo!

Deixe-me ilustrar isso com a vida de um de meus filhos. O meu filho do meio, Yuri, estuda em São Paulo, e passa a semana toda lá. Como ele não está conosco, com sua família, ele não vê a hora de chegar o final de semana para poder nos encontrar, para poder vir para casa e estar reunido com sua família, esse é seu desejo.

Todos os dias ela fala comigo e com a Susy (a minha esposa), fala conosco pelo telefone, fala pelo msn e pelo FB, mas ele não vê o momento de estar reunido conosco como família, sentar ao redor da mesa, estar em seu ambiente familiar.

Isso é desejo! Ele não quer vir para casa por dever, mas deseja vir!

Acredito que é assim que Deus deseja que nos relacionemos com ele, ele quer que o desejemos. Ele quer que leiamos a Bíblia, não por obrigação, mas porque temos desejo de ouvir sua voz; ele quer que oremos não por obrigação, mas porque desejamos falar com ele como nosso Pai; ele quer que compartilhemos com os outros sobre seu Filho Jesus Cristo não por dever, mas porque gostamos de falar de nosso Senhor e do que ele fez por nós e quer fazer pelos outros; ele quer que estejamos nas reuniões da igreja não por dever, mas porque desejamos estar com a família que toma o nome do Pai e celebrarmos juntos.

Do dever para o desejo! É isso que Jesus Cristo propõe quando ele estabelece que o maior de todos os mandamentos é amar o Senhor nosso Deus com toda nossa força, com nosso nosso entendimento e de toda nossa alma. Isso não é dever, é desejo!

Se desejarmos Deus, vamos desejar as coisas que ele deseja, e se desejamos as coisas que ele deseja, então nenhuma delas será um dever para nós, mas um prazer gerado pelo desejo de tê-las.

Oro para que o Espírito Santo conduza o seu coração do dever religioso para o desejo por Deus e pelas coisas que ele deseja.

No caminho,

Nenhum comentário: