domingo, 11 de março de 2012

Quando Acordamos


Não sei se você já leu a Bíblia alguma vez, e se o fez, se começou do início. Sim, pois algumas pessoas lêem a Bíblia abrindo-a aleatoriamente e quando fazemos isso é muito difícil abrirmos na primeira página.
A Bíblia começa com um livro chamado Gênesis, essa palavra significa origens, início. Logo fica claro que o objetivo do primeiro livro da Bíblia é nos contar como tudo começou no que diz respeito a nos revelar a pessoal de Deus e os bons propósitos dele para nossa vida.
Logo no primeiro capítulo do Livro de Gênesis temos o que é conhecido como a narrativa da criação, onde nos é contado como o mundo foi formado do nada, através de Deus, mediante a suas ordens pronunciadas.
Contudo, quero chamar sua atenção aqui para a forma como tudo foi feito, mas para a ordem de como foi feito. No final de cada etapa da criação lemos que houve tarde e manhã, o primeiro dia.
Não é interessante? Tarde e manhã! Não é assim que nós olhamos para nosso dia ou para nossa vida, nós sempre consideramos o dia como manhã e tarde, ou manhã e noite. Isso porque somos frutos de uma sociedade individualista e que se pauta pela ordem de nosso desempenho.
A Bíblia, no relato da criação, nos mostra que a perspectiva de Deus para nossa vida é bem diferente da nossa. Ela é uma perspectiva de cooperação, pois quando nos é dito que houve tarde e manhã, significa que Deus é quem fez o primeiro movimento, vem o descanso e acordamos para um novo dia, a fim de participarmos com ele no que está sendo feito.
Outra verdade que aprendemos com esse relato da ordem da criação é que a expectativa de Deus para com nossa vida não é de nosso desempenho, mas de nossa dependência. Ver a ordem do dia como “tarde e manhã” irá nos lembrar que podemos descansar, pois existe um Deus que tem o controle de tudo. A vida não acontece devido a nosso desempenho, acontece em resposta ao desempenho de Deus.
Portanto, quando acordamos a cada manhã devemos nos lembrar de agradecer a Deus por seu cuidado e nos prontificarmos para cooperar com ele naquilo que ele está fazendo em nosso mundo e na nossa vida.
É por isso que a Bíblia diz que as misericórdias do Senhor se renovam a cada manhã!

2 comentários:

Iara Silvia disse...

Muito bom ler isto!!!! Realmente temos que repensar, como lemos e interpretamos a Bíblia no nosso dia a dia...e agradecer pelas misericórdias que Deus nos dá...

Iara Silvia disse...

Muito bom ler isto!!! Realmente temos que repensar como lemos e interpretamos a Bíblia no nosso dia a dia...e agradecer por suas misericórdias...