quarta-feira, 13 de junho de 2012

Igreja: somos uma equipe

O que significa compreendermos que a igreja é uma grande família que trabalha junta em prol do Reino de Deus? Cada um dos nossos vários ministérios precisam se ver como uma equipe, um time, cujo objetivo de cada um é cumprirem juntos a missão de Deus. Ai, cada ministério precisa olhar para os demais como parte integrante de uma mesma e grande equipe. Vou compartilhar cinco princípios que devem estar presentes em todos nós, em todos os ministérios e em toda a vida de uma igreja local:

1. Trabalharmos juntos sempre precederá vencermos juntos. Todos devemos estar dispostos a trazer e dar o nosso melhor para Deus, ao invés de ficar esperando que alguém faça isso.

2. Todos nós devemos ser valorosos ao time. Isso significa que devemos apoiar e pastorear uns aos outros e não ficar esperando que apenas o líder faça isso. Também precisamos ser receptivos a todo feedback que seja saudável.

3. A base de nossas equipes deve ser o relacionamento de amizade e não o relacionamento funcional. Devemos trabalhar duro, mas devemos gostar de estar juntos em contextos informais, nos divertir juntos, comer juntos, rir, chorar, passear, se envolver em atividades fora do ministério. A igreja não é um negócio, é uma família.

4. Todos da equipe devem se sacrificar em busca da excelência, e não apenas alguns. Devemos carregar as cargas juntos.

5. A chave para mantermos a saúde e unidade do time e da igreja é a resolução intencional de conflitos. Precisamos amadurecer e entender que ser uma equipe não significa que não teremos conflitos. A diferença está em como lidamos com nossos conflitos. Neste ponto há sempre três possibilidades: a) Isolamento, nos fecharmos para os relacionamentos; b) Descartarmos, jogarmos fora os relacionamentos saindo da equipe (igreja); c) Buscar a reconciliação, exercendo a humildade e o perdão mútuos, pela graça. As duas primeiras atitudes não irão nos transformar e cooperar para que amadureçamos em Cristo, mas a terceira nos fará amadurecer e nos tornará uma equipe e igreja que tenha a estatura de Jesus Cristo.

Como você quer caminhar? Desejamos que nossa igreja seja uma comunidade de discípulos que trabalham juntos pela edificação e expansão do Reino de Deus. Que essa seja a escolha de cada um de nós,

No Caminho,

Ricardo Costa

Nenhum comentário: