terça-feira, 27 de novembro de 2012

O Jesus da Bíblia


Olá pessoal!

Faz tempo que não escrevo em meu blog, às vezes penso até em fecha-lo, mas o fato é que existem textos e reflexões que quero compartilhar que só cabem bem aqui mesmo.

Quero deixar registrado aqui uma realidade, um fato, concernente ao Deus que é revelado por Jesus Cristo, na Bíblia.

Jesus não é um cara bonzinho, bacana, boa praça. Na cultura da galiléia e judéia do primeiro século onde os Evangelhos foram escritos, Jesus assumiu a figura de um Rabino Judeu. Ele ao contrário dos demais rabinos era misericordioso para com todos, amoroso e gracioso. Mas é muito importante entendermos o que isso significa para Jesus Cristo, conforme revelado nas Escrituras e não dar a esses termos o conteúdo que pretendemos ou que nossa cultura contemporânea dá.

Veja bem, a Bíblia toda trata a respeito de Jesus Cristo. Isso porque toda a Bíblia diz respeito ao fato do ser humano, que fora criado bom e perfeito, em um mundo bom e perfeito, ter se rebelado contra a vida que tinha na relação com o Deus bom e perfeito, e o fato de que essa rebelião trouxe caos a tudo que Deus criara bom e perfeito.

A partir dai, a narrativa bíblica se concentra no fato de existir uma humanidade desconectada e disforme e em Deus que, apesar disso, decide entrar em nossa história e vida com sua graça salvadora, conduzindo todo um processo para que ele próprio, na pessoa de seu Filho entrasse em nosso mundo como um ser humano. Deus fez isso se tornando no homem Jesus Cristo.

Deus como Homem, em Jesus Cristo, então, vive entre nós para nos mostrar como seria nossa vida se não tivéssemos nos desligado de Deus. Mas ao fazer isso ele também traz consigo a restauração do domínio e governo de Deus sobre todas as coisas, seu Reino, começando a exercer isso sobre a vida de cada ser humano que se rende a ele.

Diante disso, então, precisamos entender que o Jesus da Bíblia, que é o Deus Santo e Eterno, em forma de ser humano, com amor, misericórdia e graça, acolhe os pecadores: prostitutas, mulheres sedutoras, mulheres manipuladoras, mulheres com suas compulsões, ladrões, e homens de negócio que se tornam soberbos e orgulhosos pelo seu sucesso, crianças e velhos, jovens e adultos. Ele acolhe o homossexual, o depravado, o viciado, o religioso, etc.

Contudo, Jesus não nos acolhe, em sua graça, misericórdia, amor e perdão, para nos deixar continuando a viver como queremos. Ele nos acolhe para nos transformar e nos colocar novamente em dependência e submissão ao governo de Deus sobre nossa vida.

Então que fique bem claro, que se alguém afirma que crê em Jesus Cristo, e esse "Jesus Cristo" for de fato o Jesus Cristo que a Bíblia revela, esta pessoa está dizendo que crê que:

1. Jesus recebe com amor, graça, misericórdia e perdão um viciado para libertá-lo do seu vício as drogas e compulsões, sejam elas quais forem, para uma vida de serviço diligente ao próximo.
2. Jesus recebe homens e mulheres estressados, medrosos, depressivos, para renová-los e torná-los pessoas cheias de alegria em poder viver uma vida voltada para o outro, socorrendo pessoas, construindo uma vida cheia de esperança e significado.
3. Jesus recebe com amor, graça, misericórdia e perdão a homossexuais (masculinos e femininos) para transformar sua distorção sexual em uma sexualidade sadia, que pode não incluir um casamento com o sexo oposto, mas que certamente os levará a uma vida de celibato alegre, pois não vão querer se envolver com pessoas do mesmo sexo.
4. Jesus recebe religiosos com amor, graça, misericórdia e perdão, para os tirar de sua vida de hipocrisia e flagelo exigente, e lhes dar uma vida cheia de poder que é fruto de um relacionamento novo, significativo e diário com Deus.
5. Jesus recebe com graça, misericórdia, amor e perdão, a mim e a você, e a cada ser humano que quiser vir a ele, para então, nos libertar da escravidão do nosso egoísmo, que faz com que achemos que a vida tenha que existir para nós, e nos conduz a viver a nossa vida agora para ele.

O nome que a Bíblia dá a isso que Jesus Cristo faz é Reino de Deus! Ele já se iniciou na vida de todos aqueles que são autenticamentes discípulos, aprendizes de Jesus Cristo, daqueles que já se renderam ao seu governos amoroso e gracioso, que nos é estendido pelo Evangelho, que é a vida morte e ressurreição de Jesus Cristo por nós. E um dia esse Reino irá exercer seu domínio sobre todo o Universo.

Portanto, não se iluda! Jesus é amoroso, gracioso, misericordioso e perdoador. Contudo, ele não é esse cara bomzinho, como alguns querem que ele seja, deixando que cada um siga a sua vida como bem entende. Esse não é o Jesus Cristo que a Bíblia nos revela.

Nenhum comentário: