Existem palavras que começam a ser usadas por nós com o objetivo de desenvolver ou de dar clareza a um conceito. No entanto, com o passar do tempo, a palavra se transforma em um termo da moda e ai muita gente começa a usar, mas o conceito que a palavra expressava já não está mais presente na vida de muitos.
É minha opinião que isso tem acontecido com o termo "missional". A palavra começou a ser usada a fim de expressar o conceito de uma vida vivida em completo engajamento com a missão que Jesus Cristo nos outorgou, mas tenho visto que muitas pessoas tornaram o termo em uma palavra que ser refere a algumas atividades que uma igreja precisa realizar.
Veja bem, eu não sou contrário ao fato de que uma igreja local realize algumas ações em conjunto, mas essa não é a essência de ser missional. Em minha opinião isso deve ser feito para ajudar os cristãos no processo de treinamento, mas se começarmos a tomar a palavra missional para simplesmente fazer referência a algumas ações que a igreja executa em seu calendário de atividades, mais uma vez estaremos cometendo o mesmo erro que há tempos temos cometido como igreja. O erro de tornar a missão em uma programação, atividade ou evento.
Ser missional significa ser uma pessoa que tem a missão como parte de seu estilo de vida. O grande alvo de uma igreja missional é ver cada um de seus membros como autênticos seguidores de Jesus Cristo, que estão engajados em viver a missão em seu dia-a-dia.
Quero dar 8 dicas de como isso pode ser feito. Essas dicas são orientações que muitos pastores missionais têm dado, à luz do que vemos acontecendo no ministério de Jesus Cristo e seus primeiros seguidores. Que fique claro que não são dicas de atividades da igreja, não são sugestões de programações para a igreja. São ações pessoais que podem e devem ser implementadas por cada um de nós como seguidores de Jesus Cristo em missão no mundo. Seguirei a ordem apresentada pelo Pr Jonathan Dodson. Outra coisa que precisa ficar claro é que essas dicas não são exclusivas e nem exaustivas, mas são pertinentes.
Vamos lá!
1. Como com não cristãos.
Quando você sair para comer fora, procure sentar próximo de não cristãos que estejam na lanchonete, sorveteria, cafeteria, etc. Se você for uma pessoa mais extrovertida pode até mesmo pensar em sentar em uma pesa que esteja sendo ocupada por algum não cristão que está sozinho. Faça um jantar ou convide seus vizinhos para uma pizza em sua casa, convide amigos não cristãos do seu trabalho para comer em sua casa, ou tomarem um café juntos.
2. Caminhe, não dirija.
Quando você sair pelo seu bairro para ir a um supermercado, uma padaria, uma banca de jornal, loja, etc; se for próximo procure fazer isso a pé. Sorria para as pessoas que cruzarem com você pela rua, cumprimente-as, de um bom dia ou boa tarde. Se há um parque ou área de caminhada próximo a sua casa, vá fazer caminhada, leve as criança para passear, vá passear com seu cachorro. Converse com as pessoas, ore por elas, ouça-as.
3. Seja regular.
Procure intencionalmente frequentar sempre os mesmos lugares e se puder sempre na mesma hora. Por exemplo, coloque gasolina sempre no mesmo posto e sempre no mesmo período, vá sempre a mesma cafeteria, ou restaurante, ou pizzaria. Tente ir sempre nos mesmos dias da semana, ou do mês. Seja simpático, cumprimente as pessoas que estiverem servindo você, pergunte pelo nome delas. Com o passar do tempo você vai ganhar intimidade, ai pergunte pela vida da pessoa, procure conhece-la, ore por ela. Ouça-a, dê-lhe livros, cds, etc de presente.
4. Desenvolva seu hobby com não cristãos.
Vá a uma academia, comece a aprender jogar tênis, ou uma arte marcial, violão, pintura, artesanato. Aprenda jardinagem, entre em uma escola de idiomas, mas faça isso em lugares onde hajam não cristãos. Seja simpático, compartilhe sobre sua vida, ouça-os sobre a vida deles, ore por eles.
5. Converse com seus colegas de trabalho.
Após o expediente ou em horários de intervalos, não fique em seu canto, seja no trabalho ou na escola, junte-se a seus colegas não cristãos, escute-os, identifique seus dramas, seus problemas, a visão de vida e de mundo que eles tem, seus medos e esperanças. Seja intencional, puxe assuntos sobre espiritualidade, sobre a visão que eles tem de Deus e da vida. Ore por eles. A medida que ficar sabendo de problemas que eles tem, diga que estará orando por eles, compartilhe sobre ações de Deus na sua vida.
6. Seja voluntário.
Procure descobrir alguma atividade que esteja sendo exercida em sua cidade, no seu bairro, algum projeto que a prefeitura ou a sociedade do bairro está fazendo, e seja um voluntário. Dê um sábado por mês para servir ou ajudar em algum projeto, em uma creche, asilo, casa de repouso, projeto de esporte no bairro. Envolva-se com ações de sustentabilidade em seu bairro e cidade.
7. Participe de eventos da cidade.
Vá a festas que sejam promovidas pela Cidade. Eventos especiais de aniversário da Cidade, alguma data especial de comemoração, desfile. Estude a cultura da cidade e participe missionalmente. Puxe conversa, desenvolva relacionamentos redentivos.
8. Sirva seus vizinhos.
Observe as necessidades de seus vizinhos e ajude-os. Ajude um vizinho a concertar o carro, a tirar o lixo de diante de sua calçada, a pintar a casa, a descarregar algum material que ele esteja descarregando. Veja com a polícia, guarda municipal, corpo de bombeiros, se existe algo que você possa fazer por eles. Seja um amigo da escola de seus filhos. Seja criativo, há muito que se pode fazer para ajudar as pessoas.
Como disse, essas não são dicas de programações para a igreja, são orientações para um viver missional. O mais importante nisso tudo é que cada um de nós como discípulos de Jesus Cristo estejamos comprometidos pessoalmente com um viver missional, com dar de nosso tempo e atenção para não-cristãos. Ser intencional em nossos relacionamentos, e buscarmos relacionamentos redentivos, orando pelas pessoas, servindo-as e compartilhando o evangelho com elas de modo natural a medida que as portas vão se abrindo.
Bem é isso ai!
Seja missional!
2 comentários:
Muito bom! Concordo plenamente!
Muito bom! Concordo plenamente!
Postar um comentário