quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Pessoas

Olá pessoal!

Aqui estou novamente para refletir um pouco com vocês. Estamos chegando ao final de mais um ano. Não sei como foi seu ano, mas o meu ano foi muito intenso e muito desgastante. E o principal motivo de meu cansaço são as pessoas.

Estive refletindo nisso essa semana que passou, em oração, e algumas percepções vieram ao meu coração, acredito que trazidas pelo Espírito Santo de Deus. Por que as pessoas nos desgastam? Ou melhor, porque nos sentimos desgastados pelas pessoas?

Primeiramente porque todos nós, sem nenhuma exceção estamos influenciados pela realidade de um mundo que se desconectou de Deus. Deus é a fonte de todo relacionamento perfeito e uma vez que nos desconectamos dele, então, nossos relacionamentos não são perfeitos.

Isso me leva para uma segunda questão! Se em Jesus Cristo fomos reconciliados com Deus, então, por que ainda temos relacionamentos conflituosos? Porque a reconciliação com Deus precisa ser estendida em reconciliação uns para com os outros, para que se torne efetiva no plano existencial.

O problema é que cada um de nós está sempre olhando para o que o outro fez de errado, o que o outro fez de mau, como o outro não nos acolheu, não nos perdoou, não nos amou, etc. A questão aqui é que existe uma reciproca completamente verdadeira. Se os outros falham conosco, e falham; nós também falhamos com os outros.

Se falhamos porque somos limitados, influenciados ainda por decisões que não estão completamente rendidas a Jesus Cristo, porque ainda somos seres imperfeitos que caminham para a perfeição, os outros falham conosco pelos mesmos motivos.

Isso inclui também a incapacidade que as pessoas tem de perdoar. Não quero diminuir o peso disso, pois Jesus Cristo deixa claro em Mateus 18, que se não perdoamos de coração aquele irmão que falha conosco, seremos entregues por Deus a situações que nos angustiarão, até que paguemos a divida do perdão, ou seja, estejamos dispostos a perdoar.

Contudo, é preciso que reconheçamos que as pessoas, isso inclui todos nós, tem dificuldades em perdoar porque não são perfeitas, sendo assim, precisam ser ensinadas e precisam escolher andar de conformidade com aquilo que lhes foi ensinado.

Vou caminhando para o final de meu ano com a certeza de que terei um novo ano, onde continuarei tendo muitos problemas com as pessoas, porque elas querem que eu seja o que não sou, querem que eu satisfaça aquilo que só Jesus Cristo pode satisfazer, querem que eu não erre com elas, mas esquecem de quanto erram comigo.

E, lembre-se! Continuarei tendo problemas porque o reverso disso tudo é verdadeiro. Tudo isso se aplica a mim também. Mas o que para mim é mais animador é saber que aquele que não vive esse reverso, resolveu me amar e perdoar. E me deu poder para amar e perdoar.

E é isso que vou continuar escolhendo para lidar com as pessoas.

Até ano que vem!!!!!!

Nenhum comentário: