sábado, 29 de dezembro de 2012

Reflexões de mais um ano que termina

Olá pessoal!

E estamos chegando ao final de 2012.

Esse foi um ano emblemático, risos.....

Foi um ano em que muitos viveram, ainda que na brincadeira, muito da expectativa do tão temido "fim do mundo". Mas aqui estamos e nosso mundo não terminou. Não terminou, mas vai terminar. Vai terminar porque ele não era para ser assim.

Quando Deus criou o mundo, o fez bom e perfeito, para que nós, que fomos criados a imagem e semelhança de Deus pudéssemos viver nele e cuidar de seu desenvolvimento. No entanto, tomamos uma decisão, e continuamos tomando, que trouxe caos a criação boa e perfeita de Deus.

A decisão de querer viver a vida, conduzi-la, lidera-la, sem a submissão e dependência da liderança amorosa de Deus é o que trouxe e continua a trazer todo o mal para nosso mundo. Seja em nossos relacionamentos, seja na maneira como lidamos com a criação, seja em como cuidamos de nossa própria vida.

E é por isso que esse nosso mundo vai terminar! Vai terminar, porque Deus escolheu nos amar e nos perdoar, trazendo de volta para ele todos aqueles que arrependidos da decisão de se afastarem dele, retornam, humildes e dependentes do que Jesus Cristo fez em nosso favor, com sua vida, morte e ressurreição.

Vai terminar, porque Deis não criou o ser humano e o mundo para viverem se destruindo, se matando, tomados de medo e enfermidades. Deus nos criou para um mundo bom e perfeito, um mundo que ele estará trazendo de volta a medida que vidas vão se submetendo ao governo de Jesus Cristo.

Para que haja um mundo bom e perfeito, Deus terá que banir tudo aquilo e todos aqueles que insistirem em serem rebeldes ao amor gracioso que Deus nos oferece em Jesus Cristo. Portanto, nosso mundo vai chegar a um fim, mas esse fim será uma renovação de todas as coisas, para que então, os justificados em Jesus Cristo, herdem a terra.

Até que esse dia chegue, vamos continuar tendo tarde e manhã, vamos continuar tendo inverno e verão, vamos continuar, terminando anos e começando anos. Portanto, é de suma importância que saibamos viver, e bem, cada dia de nossa existência.

O ano de 2012 está chegando ao fim e com ele reflito sobre minha própria existência:

1. Nesse ano eu desejei amar mais a Deus, servi-lo melhor, honrá-lo, mas meus avanços foram muito tímidos.
2. Nesse ano eu desejei acertar com todos aqueles com quem me relacionei, mas errei com muitos, e constatei, mais uma vez, que as pessoas, principalmente aquelas que já conhecem o Evangelho, não sabem lidar com a graça, com o perdão, e com gente que é como eu, profundamente imperfeita.
3. Nesse ano eu cresci em amor e em intimidade com aquela que é o maior presente de Deus para minha vida, Susy Mauren. Você é a mulher mais maravilhosa que um homem poderia querer ao seu lado.
4. Nesse ano, vi meus filhos amadurecendo, se tornando homens, crescendo espiritualmente, assumindo seu lugar na sociedade e no Reino de Deus. Vi Deus presente na vida deles. Não há maior alegria para um pai do que ver que seus filhos andam na verdade. Reisy, Yuri e Hesley, amo vocês. E me orgulho dos homens em quem vocês estão se tornando.
5. Esse ano recebi mais uma "filha" em minha família, Camila. Minha primeira "nora". Oro para que realmente o relacionamento entre você Camila e o Reisy, cresça em santidade e intimidade. Que Deus abençoe vocês e os torne em um casal cheio da presença dele.
6. Esse ano me alegrei com a formatura de meu filho Yuri. Fez um trabalho e tanto, será um profissional brilhante, mas acima de tudo um discípulo autêntico de Jesus Cristo.
7. Esse ano, meu caçula, Hesley, amarrou a faixa roxa de Karatê na cintura. Está ficando muito forte, mas o que mais me alegra é que ele já é um faixa preta de Jesus Cristo. Um menino apaixonado por Deus e pela missão de fazer discípulos onde ele se encontra.
8. Esse ano me alegrei com pessoas que foram alcançadas e discipuladas pelo ministério da CPV. Um ano onde me alegrei com muita gente que chegou, mas me entristeci com muitos que partiram, principalmente com aqueles que o fizeram por não conseguir perdoar, por aqueles que não compreendem o quanto são tão carentes da graça de Deus, como aqueles que julgam e condenam por seus erros.
9. Esse ano me alegrei por ver jovens a procura de um Karatê que se perdeu. É bom saber que ainda existem pessoas que querem conhecer o Karatê budô que conheci um dia. Alegrei-me por poder continuar treinando e por caminhar com amigos antigos e novos na arte das mãos vazias.
10. Esse ano meu coração continuou marcado pela perda de meu pai, pela tristeza de sua ausência, pelas dificuldades na vida de minha mãe. Mas, estou seguro de que a graça de Deus tem suprido todas essas realidades.
11. Esse ano sofri com amigos queridos que sofreram e continuam a sofrer com a rebelião e cegueira de seus filhos. Sigo orando para que Deus nos surpreenda com a graça salvadora em cada um desses casos.
12. Termino esse ano constatando que continuo sendo humano, muito humano. Constatando que o bem que quero fazer continua se desviando de mim, e que o mal que gostaria de evitar continua tendo domínio sobre meu coração. Termino esse ano consciente de como preciso continuar dependente do evangelho, ansioso pelo governo do Rei sobre toda minha vida, sobre as sombras do meu coração.

Termino 2012 com o profundo desejo de que 2013 seja o ano do retorno do Rei! Se for, espero ver você de joelhos, como espero estar, diante dele. Diante de Jesus Cristo, o Rei dos reis, e Senhor dos senhores.

Maranata!

No Caminho,

Ricardo Costa

2 comentários:

Unknown disse...

Muito Bom o Blog Reverendo.. Espero grandemente viver mais pra Deus em 2013, e refletir a pessoa de Jesus Cristo para o próximo. Que Deus possa nos Usar grandemente e que possamos continuar eternamente gratos pela sua Misericórdia e Graça nas Nossas vidas. Que Deus te abençoe e um ótimo 2013.

Unknown disse...

Parabéns Ricardo Costa. Que em 2013 todos nós possamos refletir a pessoa de Jesus Cristo e sempre Gratos por Sua Graças e Misericórdia. Que Deus te abenço e um ótimo 2013.