sábado, 16 de fevereiro de 2013

Agora é oficial: Não sou mais "evangélico"

A palavra evangélico tem sua raiz na palavra evangelho. Evangélico, portanto, é a pessoa que crê, luta e se submete a fé que provem do Evangelho.

No entanto, quando ouço a palavra "evangélico" hoje em dia não é este o conteúdo da mesma. A palavra "evangélico" no ocidente hoje tem o sentido de gente má formada, de má vontade, crítica, intolerante, que sabe exigir as coisas para si, mas que não sabe dar o que exige para si à outros.

A palavra "evangélico" hoje diz respeito a gente que se vende aos valores do mundo, que buscam seu prazer e significado nas mesmas coisas que todos outros que não conhecem o Evangelho buscam: dinheiro, poder, prazer, entretenimento.

A palavra "evangélico" hoje nos reporta a músicos sovinas, que deixaram a muito de serem adoradores para se transformarem em astros do Show global "Promessas", ganhando altos caches, se portando com  arrogância e se achando muito especiais diante das demais pessoas.

A palavra "evangélico" hoje é usada por "pastores" que se acham corretos em acumular fortunas para si (não tenho nada contra se ter uma boa vida, mas tudo contra usar argumentos distorcidos da Bíblia para se chagar a isso), e se justificam com argumentos que são baseados nos pressupostos da filosofia capitalista, ou como diz um amigo querido "capetalista", ao invés de se renderem aos valores do Reino de Deus.

A palavra "evangélico" hoje é sinônimo de gente que luta mais pelo poder terreno do que pelo poder do Reino. Gente que não pensa duas vezes em como distorcer o que você fala ou escreve, para justificar seu fanatismo denominacionalista e sua sede de poder.

A palavra "evangélico" hoje refere-se a pessoas que não tem compaixão, não sabem praticar o sentido do perdão, e que anseiam por vingança caso se sintam ofendidas por alguém.

A palavra "evangélico" hoje fala de gente que não tem brilho nos olhos, não respira o Reino, vive desanimada, vive a procura de lugares, reuniões e pessoas que possam tirar a apatia de suas vidas, por não reconhecerem que esta apatia é fruto da falta de buscar em primeiro lugar o Reino de Deus em suas vidas.

A palavra "evangélico" hoje expressa de um lado um grupo de pessoas cheias de farisaísmo e de esquisitices e de outro de gente sem caráter, sem ética, sem compromisso de santidade e humildade.

A palavra "evangélico" hoje expressa a realidade da vida de pessoas que querem prosperidade, conforto, entretenimento e um Deus que realize todas as coisas para elas.

É por estas e muitas outras coisas que cheguei a conclusão, depois de muito pensar, que não quero e não sou "evangélico".

Sou imperfeito, falho e limitado. Contudo, sou apaixonado pelo Reino de Deus. Entendo que o único significado que me mantém vivo neste mundo é entender que eu vivo para aquele que por mim morreu e ressuscitou.

Vivo para, vivo por e vivo no Evangelho! E é ai que quero continuar. Assim, não posso mais ser "evangélico". Sei que sou um seguidor de Jesus Cristo, sei que sou seu discípulo, sei que acredito na Igreja como o povo de Deus em missão no mundo.

Contudo, não acredito em um sistema que se vende aos valores do presente século, não posso mais compactuar com o mesmo nome que tem sido usado para expressar realidades tão contrárias ao Evangelho.

Sou discípulo de Jesus Cristo, tenho uma fé Reformada, tenho uma vida carismática, tenho um compromisso missional; mas não sou mais "evangélico".

Pronto!

No Caminho,

P.S. Sei que muitos irão criticar isso.... É óbvio que estou generalizando o termo, mas infelizmente é o que tenho visto cada vez mais.

Um comentário:

Anônimo disse...

Respeito sua opiniao, mas vc tb nao eh brasileiro pelos políticos corruptos? Deus procura verdadeiros adoradores. Evangélico eh um título nobre que devemos saber que muitos verdadeiros adoradores morrerem por esse nome inclusive o Cordeiro de Deus. Temos que pedir para esses falsos pararem de usar o Termo. Nao vamos abrir mão do correto, isto eh os últimos tempos! Deus abençoe