segunda-feira, 29 de abril de 2013

Inquietação

Olá pessoal!

Esta semana quero compartilhar com vocês um sentimento que acredito encontrar respaldo no texto de Atos 17.16-17.

"Enquanto esperava por eles em Atenas, Paulo ficou profundamente indignado ao ver que a cidade estava cheia de ídolos. Por isso, discutia na sinagoga com judeus e com gregos tementes a Deus, bem como na praça principal, todos os dias, com aqueles que por ali se encontravam."

Indignação! Paulo ficou profundamente indignado. Ficou profundamente indignado por ver uma cidade abarrotada de ídolos que representavam os deuses gregos. E a sua indignação levou-o a ação. Levou-o a discutir na sinagoga com judeus e gregos que temiam ao verdadeiro Deus, e também com pessoas que passavam pela praça, ele foi para a rua.

Fico pensando o que é que ele discutiu na sinagoga!?! Talvez tenha discutido justamente o fato de que o verdadeiro Deus que eles estavam ali procurando servir, havia entrado na história na pessoa de seu Filho Jesus Cristo, para reconduzir o povo de Deus a ser povo de Deus como Deus quer que ele seja povo de Deus. Ou seja, um povo que vive os valores do Reino de Deus e convoca outros ao arrependimento para que também vivam.

Penso que na praça ele devia estar proclamando o Evangelho, falando de Jesus Cristo, porque quando questionado sobre o que se tratava a fala dele é dito que ele era pregador de deuses estrangeiros. Assim, acredito que ele devia estar na praça proclamando o evangelho, anunciando que existe apenas um Deus e que ele nos chama ao arrependimento em Jesus Cristo.

A questão que quero levantar aqui para nós é a seguinte: onde está nossa INDIGNAÇÃO? Será que não estamos vendo todo o mover das trevas que está referendada por um governo servido por pessoas que tem um pacto para a destruição das nossas crianças? Dos nossos filhos? 

Como não nos indignarmos com uma sociedade que privilegia a corrupção? Como não nos indignarmos com um governo que pega o dinheiro dos impostos que pagamos para promover o ensino da homossexualidade como uma alternativa para a vida humana? Como não se indignar com um governo que vota leis nas escuras e quando ficamos sabendo já é tarde demais? Como não se indignar com uma igreja que se diz evangélica, mas que tudo que tem a oferecer as pessoas é a ganância, a escravidão e o medo? Como não se indignar com pessoas que se dizem evangélicas e que agora migram para uma igreja que prega que aceita a homossexualidade como algo normal, e por isso tais pessoas dizem que agora finalmente encontraram um lugar que as compreende? Como não se indignar com políticos que tem um pacto com "Afrodite", procurando inserir cada vez mais cedo nossas crianças na vida sexual? Como não se indignar com um país que vê o mal correndo solto e só pensa na felicidade que será em ter uma Copa do Mundo sendo realizada nele? Como não se indignar? Como não ficar indignado com líderes de Denominações Evangélicas que tudo que querem é discutir se usamos a palavra comunidade ou igreja em nossas placas, ao invés de pensarem a missão? Como não se indignar com igrejas que só pensam em terem bons programas para seu próprio prazer e entretenimento?

E se nos indignamos, como podemos ficar parados? Como podemos ficar calados? Como podemos ficar sem fazer nada, sem falar nada?

Como o apóstolo Paulo, é minha convicção que a única realidade que pode confrontar todo este cenário é o evangelho. E precisamos "discutir" o evangelho em nossas "sinagogas", nossas reuniões de igreja, e proclama-lo nas praças, nas ruas, nas escolas, nos presídios, nos hospitais, nas empresas, e seja lá onde for possível, como Paulo o fez no Areópago.

Onde estão os homens e mulheres de coragem que vão parar de brincar de ser igreja e passar a ser igreja, ser o povo de Deus do jeito que Deus quer que sejamos o povo dele, um povo que vivem em missão no mundo?

Que Deus nos perdoe, que ele tenha misericórdia de nós e que possamos nos voltar para o evangelho e vivermos na dependência do Espírito Santo para que esse evangelho seja proclamado e vivido com o poder do Reino de Deus.

Inquietação para todos!

Nenhum comentário: