segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Igreja


Hoje quero escrever sobre um assunto que me apaixona, mas que ao mesmo tempo é um dilema.
Sim, refiro-me a Igreja. Dentre tantas coisas que faço, acho que aquilo que me define é que sou um "pastor/missiólogo". Como pastor, meu coração está sempre pensando na igreja, e como missiólogo minha mente está sempre voltada para o que a igreja é na essência de sua vocação.
Quando usamos esta palavra, Igreja, hoje em dia, as mais variadas percepções e idéias vem a mente das pessoas. O fato é que ao longo dos anos o conceito que a Bíblia nos apresenta sobre a igreja foi sendo perdido a ponto de hoje, quando abrimos um dicionário e procuramos pela palavra igreja o que encontramos como definição é "um lugar para adoração pública". "Um lugar"! Mas veja, na perspectiva bíblica, a igreja não pode ser definida como um lugar, ela é definida como o ajuntamento de pessoas que estão comprometidas com o governo de Deus através de Jesus Cristo sobre as suas vidas.
A igreja é, portanto, uma comunidade de discípulos, que são pessoas que reconheceram sua desconexão com Deus, se arrependeram disto, e aceitaram que através do sacrifício de Jesus Cristo e sua ressurreição, eles podem voltar a conexão com Deus, e então passam a viver a suas vidas para que os propósitos de Deus para a humanidade se manifestem através deles.
Quando abrimos a Bíblia a visão e exemplos que encontramos ali sobre a igreja são de natureza orgânica e não estrutural. A igreja é o "Corpo de Cristo" é um "santuário feito de "pedras vivas" para a habitação de Deus, são ramos ligados a Videira verdadeira, uma semente lançada no chão que se torna uma árvore, uma família (veja os conceitos de família que aparecem como irmãos, irmãs, pai, mãe, noiva, etc).
Assim, em nenhum lugar do Novo Testamento encontramos uma palavra que conceitue a igreja como um lugar aonde as pessoas vão. A igreja não é o lugar, mas o grupo de pessoas que se reúnem em obediência, submissão e adoração a Deus através de Jesus Cristo. Por isto mesmo, o conceito de igreja é algo dinâmico, podemos pensar a igreja tanto na dimensão do povo reunido para adoração, serviço e comunhão, como o povo espalhado em serviço e missão ao mundo.
A palavra que tem sido usada para tentar dar alguma substância a igreja focada na perspectiva bíblica é "missional". Ser missional, ou ser uma igreja missional, nada mais é do que ser uma igreja que é formada por pessoas que realmente reconhecem que estão vivendo debaixo da liderança de Deus através de Jesus Cristo e que estão comprometidos com a missão de Deus no mundo.
Quando pensamos a igreja a partir de um lugar, então, nossas ações e estratégias se limitam a linearidade, programações, eventos especiais, e manutenção de estruturas. Quando pensamos a igreja a partir de um povo missional, então, nossas ações e estratégias estendem-se para além do local que nos reunimos, dos dias de semanas que a igreja tem programações, para o dia-a-dia de cada um de seus membros, que, como seguidores de Jesus Cristo, estarão comprometidos em viverem debaixo da sua vontade e disponíveis para cooperarem com o Espírito Santo de Deus na missão redentora de Jesus no mundo.
Amo a Igreja! E por isto mesmo, oro e insisto continuamente que precisamos ver que tipo de "vinho" estamos tomando e oferecendo para as pessoas tomarem. Será que é mesmo o "vinho novo" do Evangelho do Reino? Ou é o "vinho velho" e saboroso das nossas tradições, sejam elas seculares ou religiosas?
Valeu!

Nenhum comentário: