terça-feira, 17 de novembro de 2009

Viver a vida


A vida! Todos nós temos um grande desafio quando pensamos em viver a vida, mas se você é uma pessoa que está procurando viver a vida fundamentada na perspectiva de ser um seguidor de Jesus Cristo, então, seu desafio é maior. Será? Muitas vezes achamos que ser um cristão (um seguidor de Jesus Cristo) no passado era mais fácil do que hoje, ou mais difícil. Contudo, na verdade não era nem mais fácil e nem mais difícil. Não é nem mais fácil e nem mais difícil ser um cristão do primeiro século ou do século XVI, ou ser um cristão na China, ou nos Estados Unidos, ou no interior do Nordeste, ou em um grande centro como São Paulo. Isto porque o caminho do discipulado, que é o caminho da fé cristã, trata com as realidades concretas de qualquer época e de qualquer lugar.
Contudo é preciso entender que existe sim diferenças entre um tempo e outro e um lugar e outro que podem gerar alguns problemas especiais para a vida cristã. Um destes problemas é quando a sociedade ou a cultura toma uma postura ou tentação que sempre foi contrária aos valores básicos da vida social e passa a validar isto como sendo aceitável e natural. Em nossa sociedade contemporânea uma das tentações que recebeu esta aprovação social é a ambição, ou o orgulho.
Sempre houve na história humana pessoas orgulhosas, soberbas e ambiciosas. O que difere estas realidades no nosso contexto contemporâneo é que nossa sociedade passou a ver a ambição como uma virtude, ao invés de uma tentação. Como diz Eugene Perton: "Fomos apanhados num modo de vida que, em vez de se deleitar em descobrir o sentido de Deus e buscar saber as condições nas quais as qualidades humanas melhor podem ser realizadas, com arrogância desafia os relacionamentos pessoais e só fala o nome de Deus quando maldiz." Eu acrescentaria e quando precisamos de alguma coisa.
Somos treinados por nossa sociedade a achar que temos que fazer a nossa vida funcionar. Que uma vida boa é aquela que acontece conforme nossos desejos e expectativas e que devemos lutar para fazer com que as coisas aconteçam do jeito que desejamos e planejamos custe o que custar, pois afinal de contas, estamos em busca de nossa felicidade e queremos viver bem.
O que precisamos compreender, no entanto, é que nossa vida só é "vivida bem", quando é vivida nos termos da criação. Só viveremos bem se aceitarmos que Deus nos ama e estivermos abertos para recebermos seu amor. Só viveremos bem se reconhecermos que Deus é o criador e que nós somos as criaturas. Só viveremos bem com Deus se revelando e nós compreendendo sua revelação. Só viveremos bem com Deus mandando e nós obedecendo.
Viver a vida como um cristão significa que nós aceitamos os "termos da criação", aceitamos que Deus é o nosso criador e redentor, e desejamos crescer dia a dia em sua vontade nos tornando cada vez mais parecidos com Cristo, desenvolvendo nossa alegria e satisfação no Senhor, experimentando e estendendo seu amor e amadurecendo na paz de Cristo.
Cito Peterson mais uma vez, pois se queremos viver a vida é preciso entender que : "Não temos um Deus para sempre e sempre satisfazer nossos caprichos, e sim um Deus a quem confiamos nossos destinos."
No Caminho,

Nenhum comentário: