quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Bênção


Chegamos no mês de Dezembro e com ele chegamos em mais um final de ano. Entra ano e sai ano e muitas pessoas continuam vivendo da mesma maneira, repetindo os mesmos processos, levando uma vida ao longo de todo um novo ano, repetindo as mesmas coisas, esperando que, de alguma maneira sua vida seja diferente, para constatar em mais um ano que chega ao fim, que tudo continua exatamente igual.
Meus pensamento pode parecer "fúnebre" em um primeiro momento, mas se você parar e pensar um pouco verá que eu tenho razão, pelo menos em relação a muitas pessoas. A questão que está em pauta aqui é que este padrão se estabelece e estende-se por nossas vidas, porque vivemos com o foco errado.
Conforme o que a espiritualidade bíblica nos ensina, o objetivo final de nossa vida como seres humanos é glorificar a Deus e ter nele nosso prazer. Em um dos ensinos da Igreja Cristã Reformada isto é posto da seguinte maneira: "Qual é o fim principal do homem? O fim principal do homem é glorificar a Deus e gozá-lo para sempre". Na Bíblia isto é apresentado da seguinte maneira: "Venham! Bendigam o Senhor todos vocês, servos do Senhor, vocês, que servem de noite na casa do Senhor. Levantem as mãos na direção do santuário e bendigam o Senhor!" (Salmo 134.1-2)
O ser humano foi criado para adorar a Deus! Fomos criados para nos relacionarmos com Deus e para bendizermos ao Senhor, falar bem dele, e viver de uma maneira que ele seja glorificado através de nossa vida. Quando fazemos isto nossa existência ganha sentido. Conforme este Salmo bendizer é tanto um convite como uma ordem. O final da estrada do discipulado é adoração, quando tudo terminar o que faremos por toda nossa eternidade será bendizer ao Senhor por quem ele é e pelo que ele fez por nós: "De Sião os abençoe o Senhor, que fez os céus e a terra!" (Salmo 134.3).
E pelo fato do final ser adoração ela se constitui no próprio meio e combustível para a vida daqueles que seguem se relacionando com Deus através de Jesus Cristo. Sabemos quem somos e sabemos quem Deus é, sabemos o que ele fez por quem somos, através de quem ele é em Jesus Cristo. E isto deveria encher o nosso coração de gratidão e louvor.
A palavra que a Bíblia usa para tudo isto é: BÊNÇÃO!
Somos abençoados pelo Senhor, e isto se chama graça, e respondemos ao Senhor bendizendo-o (abençoando-o, é a mesma palavra no original), e isto se chama gratidão. Graça e gratidão! Duas palavras que andam juntas, dois movimentos que são forças correspondentes. Se vivemos conscientes de que somos pessoas agraciadas por Deus, então, a cada ano nossa vida ganha novo impulso, nova força, novo progresso, novos alvos, para continuarmos seguindo em obediência pelo mesmo caminho do discipulado, mas que a cada final de ano, nos leva a perceber quantas mudanças ocorreram em nós e através de nós, devido as bênçãos de Deus.
Somos abençoados para abençoar, e quando abençoamos bendizemos a Deus. Em tudo o que fazemos, se já estamos em Jesus Cristo, somos expressão da bênção que Deus tem concedido a cada um de nós. Bênção não retida, mas compartilhada a medida que adoramos a Deus, erguendo nossas mãos para bendizê-lo e para abençoar os seres humanos ao nosso redor.
Espero que você chegue neste final de ano com esta constatação: pela bênção de Deus estou hoje um pouco mais parecido com Jesus do que estava o ano passado.
No Caminho, antecipando o Reino, até que ele chegue plenamente!

3 comentários:

Unknown disse...

É muito difícil viver uma vida de verdade, tomar decisões diárias, educar, se relacionar porque hj a sociedade nos puxa de um lado e Jesus nos puxa de outro, porém acredito que na vida do cristão mesmo que tenha momentos em que a "sociedade"ganhe, o lado de Jesus tem que ser a maioria, ou seja, qdo amamos Jesus e desejamos fazer a sua vontade decidir andar contra a maré deve acontecer na maior parte do tempo.
Posso dizer que mesmo em meio a tantas lutas, acontecimentos, vitórias e derrotas, acredito que decidir pelo lado de Jesus ganhou! Oro pra que Deus não desisti de sempre me puxar para seu lado.
Bjus Pr querido

Fran disse...

MUITO BOM o seu post, meu amado pastor e amigo!
Louvo a Deus por existirem pastores como vc que buscam o Reino em 1o lugar e não a religião!
Louvo a Deus por ter me presenteado com um discipulado consistente, real, prático, vindo de você e da Su...
e Louvo a Ele porque posso dizer que tenho buscado viver de maneira que meus fins de ano se convertam em bendizer ao Pai pela obra que Ele tem feito em e através de mim!
bjos...
obrigada!
amo essa parte da minha família!!!

Unknown disse...

Cada dia que passa, sentimos na pele que os "dias difíceis" estão mais próximos do que podemos imaginar...e uma pergunta vem constantemente na minha mente:será que estou cumprindo o papel que Jesus deixou para mim? Às vezes me sinto fraca neste aspecto, mas logo Deus fala ao meu coração, no que estou falhando e no que estou acertando para agradá-lo...
Muito bom este post, pois nos ajuda a remar contra a maré, que é o que fazemos quase todo o tempo...
Só pela Sua graça conseguimos enxergar através das barbaridades dos dias de hoje...e compreender Sua bênção.
Obrigado meu pastor e amigo por tudo o que aprendi com vc nestes últimos 15 anos...vc e a Sú são presentes de Deus para minha vida e a da minha família.
Bjos com carinho...