segunda-feira, 23 de agosto de 2010

DONS ESPIRITUAIS


Olá pessoal!

Nas próximas semanas estarei postando uma série de artigos escritos por Mark Driscoll que estão relacionados a esta questão da temática dos dons espirituais. O conteúdo dos mesmos encontram-se em inglês no site The Resurgence e em português no site Bom Caminho, a quem deixo aqui meus agradecimentos e créditos.

Bom proveito!

Durante a Sua vida na terra, Jesus foi capacitado pelo Espírito Santo para exercer Seu ministério. Jesus disse que um dia os cristãos fariam um ministério ainda maior do que ele fez (João 14:12). Isso não significa que os cristãos são maiores que Jesus. Significa que os cristãos que também recebem poder e são capacitados pelo Espírito Santo podem ministrar a muito mais pessoas que do que Jesus porque há bilhões de cristãos hoje espalhados pela Terra. Portanto, agora que estamos iniciando nosso estudo dos dons espirituais é de suprema importância que nós enxerguemos primeiro que nosso ministério pessoal é a continuação do ministério de Jesus. Ou, resumindo, os dons de Deus são distribuídos pelo Espírito de Deus de forma que a igreja de Deus possa ministrar como o Filho de Deus.

Há quatro posições básicas na questão dos dons espirituais:

Cessationista
Dons sobrenaturais (por exemplo, línguas e profecia) só funcionaram na igreja primitiva e não devem ser praticados hoje.

Carismática
Dons sobrenaturais são concedidos a toda geração e deveriam ser praticados hoje de acordo com os limites bíblicos.

Carismaníaca
Dons sobrenaturais são concedidos a toda geração. Revelações contemporâneas são, na prática, iguais à Bíblia.

Pentecostal
Essencialmente igual à posição carismática, mas só cristãos que falam em línguas têm o Espírito santo.

(Mark Driscoll)

Nenhum comentário: