terça-feira, 17 de agosto de 2010

Firmados em Cristo


Olá pessoal!

Penso que uma das maiores ansiedades na vida daqueles que realmente desejam andar como seguidores de Jesus Cristo e experimentar a vida de Deus sendo vivida neles é justamente alcançar tal realidade.

Veja bem, somos parte de uma cultura de realizações e, portanto, estamos sempre fazendo a leitura da vida como uma realidade que nós temos que fazer acontecer. De fato isto é assim em muitos sentidos e em várias dimensões de nossa vida, mas não no que diz respeito a vida espiritual, ou ao que chamamos de discipulado.

O fato é que a vida espiritual, ou a vida em Deus, ou viver nas realidades do Reino de Deus, é algo sobrenatural. Não é alcançado pelo nosso próprio esforço, que somente serve para atrapalhar o processo. Tenho conversado com muitas pessoas, a maioria delas nesta questão são cristãos antigos, pessoas que já fazem parte da igreja a muito tempo, mas que estão com suas vidas vazias e sentem-se frustradas por não viverem aquilo que gostariam de viver para Deus.

Vamos começar por aqui! Não vivemos para Deus, vivemos em Deus. Jesus nos diz isto em João 15 com a Parábola da Videira. Sua ordem é para que permaneçamos nele. Ou seja, estamos em Jesus, nossa vida está colocada nele, então, não estamos tentando viver para ele, nós estamos vivendo nele.

Outro aspecto importante neste ponto é compreender que aquele que garante que permaneçamos em Jesus é o próprio Pai. Ele é o Agricultor que cuida da Videira e de seus ramos. Portanto, o que precisamos fazer é confiar no seu cuidado para conosco. Confiar que a cada dia o Pai estará cuidando de nossa vida, através do Espírito Santo, o Pai, estará trazendo a seiva da vida de Jesus Cristo ao nosso ser.

Veja este texto de 2 Coríntios 1.21-22:

"Ora, é Deus que faz que nós e vocês permaneçamos firmes em Cristo. Ele nos ungiu, nos selou como sua propriedade e pôs o seu Espírito em nossos corações como garantia do que está por vir."

Se compreendermos aquilo que a Palavra de Deus está nos dizendo aqui através do apóstolo Paulo, então, vamos ter nossos corações tomados de alegria, paz e segurança. Não depende de nosso esforço o manter nossa vida liga a Jesus Cristo, este é um trabalho do Pai, mediante a presença do Espírito Santo em nós.

Talvez você esteja pensando: "então eu não tenho que fazer nada?" A resposta para esta questão é não e sim. Não! Você não tem que fazer nada para garantir que seus feitos sejam a base que garantirá sua permanência em Jesus Cristo. Sim! Você tem que fazer tudo o que, naturalmente, flui de sua vida de permanência em Jesus Cristo.

Deixe-me colocar isto de um modo prático. Você não tem que orar, jejuar, ler a Bíblia, participar dos encontros com a igreja, evangelizar, ajudar as pessoas, contribuir, etc, etc, etc. Como uma forma de através deste seu esforço manter-se ligado a Jesus Cristo.

Contudo, quando Deus vai operando em nossa vida, mantendo-nos ligados a Jesus Cristo, fluirá naturalmente de nós, a oração, a meditação nas Escrituras e tudo o mais. É uma questão de mudança de mente, mudança na maneira de pensar e ver todas estas coisas.

Quando dependemos de nosso esforço próprio para mediar nossa relação com Jesus Cristo, no lugar da graça de Deus, então, quando estivermos dando conta de fazer todas as coisas que achamos que temos que fazer, nos sentimos no direito de ir até Deus e de falar em nome de Jesus Cristo. Mas, quando falhamos, então, nos sentimos desanimados e culpados, e não achamos que podemos estar na presença de Deus, em Jesus Cristo.

Por outro lado, quando acreditamos que é Deus quem nos mantém em Jesus Cristo, como o texto nos mostra aqui, então, a cada manhã, vamos recorrer ao depósito da graça, vamos solicitar ao Pai que sua obra seja feita em nós neste novo dia, rogar para que ele, apesar de nossas limitações e mesmo em meio muitas vezes a nossa rebeldia, continue nos mantendo em Jesus Cristo. Isto vai gerar segurança e trará arrependimento, quando estivermos agindo de uma maneira contrária a Jesus, pois vamos nos lembrar que não saímos dele, estamos agindo em rebeldia estando nele.

O que fundamenta tudo o que estou tentando mostrar aqui é a fé! O justo viverá pela fé! Pela certeza de que em Jesus Cristo, o Pai nos deu tudo o de que precisamos para a vida. E a certeza de que, assim como não foi pelo nosso esforço, e sim pelo nosso reconhecimento de incapacidade e dependência, que nossa vida foi colocada em Cristo, também é pela mesma postura de reconhecimento e dependência que nossa vida é mantida nele, pelo amor e poder do Pai.

No Caminho,

2 comentários:

Fran disse...

pastor, MUITO OBRIGADA por abençoar minha vida com esse post.
Deus já tinha usando esse texto de 2Co comigo a uns 3 dias, e agora ele só veio se confirmar com suas palavras!
bjos!!!

JMarcondes disse...

Muito bom o texto. Veio de encontro com alguns dos meus sentimentos, acredito que muitas adotamos este pensamento inconscientemente, achamos que precisamos fazer algo para provar para que estamos em Cristo. Pensar nesta vertente é caminhar para frustração e desanimamo, pois não conseguiremos viver desta forma. Mas quando acordo pela manhã, e tenho a fé que o PAI esta em mim, o sentimento é de leveza e vontade de viver a vida, a vida em Cristo Jesus.
Forte abraço amigo.
JMN