terça-feira, 13 de setembro de 2011

Viver missional

Olá povo querido de Deus!

Semana passada não deu para escrever o "Cuidando do seu coração". Apesar do feriado no meio da semana, ela foi muito corrida para mim, por conta de todos os preparativos para o acampamento do Mosaico (nosso ministério de adolescentes/jovens). Estivemos com 82 jovens/adolescentes neste acampamento e o que Jesus fez por lá foi simplesmente maravilhoso. Convido vocês para verem os comentários e as fotos no Facebook na página do Mosaico.

Bem, estou ainda sobre o efeito de tudo o que vi Deus fazer e da sensação clara de que estamos sendo conduzidos a um novo momento na história da salvação. Deus está operando de modo maravilhoso.... Como disse meu filho Yuri: "Tenho o sentimento de que não consigo mais acompanhar o que Deus está fazendo". Esse mover é pelo mundo a fora.... Jesus está preparando sua Noiva para se encontrarem....

Isso passa diretamente pela questão de sermos um povo missional! Ai quero compartilhar com vocês uma experiência que tive algumas semanas atrás. Eu estava em um grande Shopping de Campinas, junto com Susy. Fomos passear um pouco e fazer compras no supermercado deste Shopping. 

O local estava lotado e eu comecei a olhar para aquelas pessoas, algumas andando com sacolas, outras, rindo, outras comendo, algumas com namorados, outras com famílias inteiras, muitos jovens e adolescentes. Então pensei: "Todas essas pessoas estão vivendo suas vidas como se isso aqui fosse eterno, mas não é! Quantas destas pessoas conhecem a Deus? Quantas já tiveram a oportunidade de ouvir o Evangelho e o rejeitaram? Quantas se renderam ao amor gracioso de Deus? Como eu poderia falar com cada uma delas e explicar-lhes o Evangelho?"

Andamos mais um pouco e uma tristeza enorme começou a tomar conta da minha alma e um pensamento passou pela minha cabeça e eu o comentei com Susy. Eu disse: "Deve ser muito difícil para Deus dizer: Basta! Acabou! Vou finalizar tudo, meu Filho irá se manifestar em glória e poder para que todos o vejam!"

Obviamente a Susy não entendeu nada, risos. Ai eu expliquei que quando Deus fizer isso terá terminado. Tudo se fará novo e aqueles que não acolheram o Evangelho estarão de fora para sempre. E isso não deve ser nada fácil para Deus.

Isso foi num sábado, fui para casa, fiquei com isso no meu coração, chegou segunda-feira e eu continuava pensando nisso. Minha teologia já tinha entrado em ação e eu já tinha considerado que meu pensamento era uma tolice, pois Deus tinha seus eleitos (lembrem-se que sou Reformado, risos), mas eu não podia desconsiderar o tamanho do sentimento de tristeza que havia me inundado.

Então, em meu tempo com Deus daquela segunda de manhã, o Espírito do Senhor falou comigo. Deus me disse: "Ricardo, aquele sentimento de tristeza foi um milésimo do que eu realmente sinto e sentirei por cada pessoa que rejeitar o Evangelho da Salvação que ofereço em meu Filho Jesus Cristo. Não se esqueça de que Jesus é a expressão visível de quem eu sou. O que ele senti e faz, é o que eu sinto e faço. Então, o Espírito trouxe a minha mente o texto de Lucas 13.31-35, onde Jesus chora e lamenta por todos aqueles de Jerusalém que o haviam rejeitado. 

Pois bem, acredito que é assim que será no dia do Juízo Final! O Rei se manifestará, sua sentença de condenação será dada, mas não em um tom de vingança, e sim de angustia e lágrimas em seus olhos. Sua justiça foi satisfeita em Jesus Cristo, se ela é rejeitada, então, nada mais se pode fazer.

Assim, oro e peço para que você ore a fim de que Deus encha o nosso coração com sua compaixão e misericórdia daqueles que ainda não conseguiram compreender o Evangelho, daqueles que, ainda que compreendendo, o rejeitam.

Não sei se hoje eu cuidei de seu coração, mas eu sei que Deus quer dar um pouco mais do coração dele para mim e para você.

Pare e ore! Peça por isso! Peça para que Deus dê a você o mesmo olhar de Jesus para as multidões que estão ao nosso redor. Que nós também as vejamos como ovelhas que não tem pastor.

A resposta para isso é termos vidas mais missionais, é sermos igrejas mais missionais, é sermos uma missão que continue "ao compasso dos tempos, mas ancarada na Rocha!"

No Caminho,

Um comentário:

Taís Lara disse...

Não perder essa sensibilidade é o grande desafio. Só o Espírito Santo para nos fazer enchergar além.