quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Estranho ou normal?

Olá pessoal!

Quero fazer uma pergunta para vocês: Você já leu o livro de Atos dos Apóstolos?  Se já leu o que é que pensa sobre ele? O que é que você pensa quando lê as histórias ali narradas?

Já a muito tempo ouço pessoas dizendo, e isso era muito enfatizado pelos meus professores nas aulas de Teologia no Seminário quando eu estudei, que esse livro é um livro histórico, que apenas conta um momento da história da igreja, e que as coisas não são mais do jeito que lemos lá. Que não podemos fazer "doutrina" (ensinar fundamentos do que Deus quer para nós) a partir do livro de Atos.

Pois bem, eu acho que esse é um conceito completamente equivocado quanto ao livro de Atos e quanto a Bíblia toda. Penso que esse conceito foi desenvolvido e é defendido por muitos, porque na verdade, o tipo de "Cristianismo" que se busca no mundo ocidental não é o que nos conduz a uma nova cosmovisão de mundo, marcada pela ótica do Reino de Deus, ensinada por Jesus, revelada na Bíblia, e desenvolvida no livro de Atos.

O tipo de "Cristianismo" que interessa para muitos de nós e de nossas igrejas, é um que venha apenas complementar a nossa própria cosmovisão ocidental da vida, com a qual nós estamos confortáveis. Muitos querem um "Cristianismo" que complemente e não que transforme.

Na minha opinião é em função disto que olhamos para o livro de Atos e achamos "estranho" o que deveria ser visto como normal, por todos nós, se já estamos vivendo no poder do Espírito Santo, na liderança de Jesus Cristo e no novo ambiente do Reino de Deus.

O fato é que, quando vamos para as cartas do Novo Testamento o que lemos lá são ensinos que nos dão o fundamento de que o "normal" é o que vemos sendo vivido no livro de Atos dos Apóstolos e não o que vemos sendo vivido no nosso "cristianismo ocidental".

Não sei quanto a você, mas já a tempos que luto com meu próprio coração, sempre desejando tudo o que Deus tem para mim. Não quero nada menos do que tudo o que Deus tem planejado oferecer para aqueles que foram alcançados pela graça do Evangelho, não quero nada que vá além desta mesma graça.

Quando leio o livro de Atos vejo que é isso que eles vivem e é isso que nos é oferecido. É estranho para você? É estranho para nós? O fato de ser estranho não significa que não seja o verdadeiro....

Para e ore por um momento agora! Jesus disse que receberíamos poder ao descer sobre nós o Espírito Santo para que fossemos suas testemunhas. Então, ore pedindo que esse testemunho do Espírito flua de sua vida hoje, a cada dia, de modo estranho, mas que seja naturalmente sobrenatural.

No Caminho,



Nenhum comentário: