quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Restauração e missão

Olá pessoal!

A minha semana começou bem cheia, na verdade ela seguiu desde quarta feira passada e só consegui parar ontem, durante o dia, para descansar um pouco.

Como está a semana de vocês? Meditando nas Escrituras essa semana fui levado ao texto de 1Reis 19, onde temos uma história muito interessante relacionada ao profeta Elias.

Elias acabara de vencer os 450 profetas do falso deus Baal e demostrado que o SENHOR era o único e verdadeiro Deus. Como resultado o povo ficou empolgado e os 450 profetas de Baal foram mortos por Elias.

A expectativa de Elias era que isso desencadearia um poderoso arrependimento no rei Acabe e em toda a nação de Israel, mas ao contrário disso, Acabe foi contar a Jezabel, a rainha sacerdotisa de Baal o que acontecerá e ela ficou muito furiosa e mandou um recado a Elias de que ela iria matá-lo, como ele fizera aos profetas de Baal.

Aqui ocorre algo surpreendente! Diante da ameaça de Jezabel, Elias que havia vencido os profetas, que havia demonstrado que os deuses dos Cananeus eram falsos, fica com medo de ser morto por Jezabel, e foge.

Quantas vezes nós não nos encontramos em situações semelhantes a esta? Quantas vezes nós realmente estamos dispostos a lutar pelo Senhor, fazer com que nossa vida esteja de acordo com aquilo que Deus almeja para nós, enfrentamos situações difíceis, vencemos, mas ai, em seguida acontece algo que nos apavora e nos leva a fugir para salvar a vida.

Como é que Deus nos trata diante do nosso medo, da nossa frustração, da nossa descrença que Ele pode nos sustentar? Antes de responder a isso quero mostrar a situação de Elias, pois é muito parecida com a minha, e acho que também com a sua.

Elias, por confiar mais em sua própria força e por depositar suas expectativas nos resultados que almejava, passa a culpar-se por não ver o que esperava acontecer. Em seguida a culpa o leva a uma profunda depressão, que se desencadeia em um sentimento suicida. Então: medo leva a culpa, que leva a depressão, que leva ao desejo de morte. E isso tudo nos leva a fugir, fugir para o caminho oposto ao Senhor.

O que Deus fez? O que ele continua fazendo? 

Primeiro, Deus deixa Elias descansar fisicamente. Por três vezes o texto diz que Elias dorme. Às vezes, diante das enormes pressões que sofremos, a primeira coisa que precisamos é parar e descansar. Dormir, repousar, pois o Evangelho nos redime, mas ele não nos transforma em outra coisa qualquer a não ser em seres humanos mais integrais. Não somos anjos, não somos super-heróis. Somos seres humanos, e Deus sabe disso. 

Segundo, Deus restaura as forças físicas de Elias. Deus faz isso cozinhando para Elias, preparando pão quentinho e água fresca. Ele envia um anjo de garçom e Elias se alimenta com aquela comida, recobra as forças de seu corpo. Imagino que ele devesse estar exausto e fraco, pois não é fácil matar 450 pessoas. Pense em como ele devia estar abalado emocionalmente, também.

Terceiro, Deus lhe dá instruções. O anjo diz a Elias que ele deveria ir para Horebe, o monte de Deus, ou seja, se você tem que fugir para algum lugar, fuja para Deus. Quando fugimos e nossa fuga nos leva para longe de Deus, sempre somos encharcados pela culpa e cometemos suicídio, se não físico, espiritual, sempre nos envolvemos com o pecado.

Quarto, Deus ouve Elias. Por duas vezes, Deus pede para Elias se abrir com ele. Isso é confissão, e Elias, em ambas às vezes é honesto diante de Deus, expondo o que realmente lhe passava pelo coração. Muitas vezes nós somos mentirosos diante de Deus, não temos a coragem de confessar de verdade o que pensamos, optamos pelo convencional, por aquilo que nos ensinaram ser o certo a dizer para Deus. Mas Elias é honesto. E Deus acolhe sua honestidade.

E quinto, Deus se manifesta para Elias. Não é curioso o fato de que a Bíblia diz que Deus está falando com Elias dentro da caverna, mas ai ele diz para Elias sair da caverna, pois o Senhor iria passar? Pois bem, uma coisa é ouvirmos a Palavra de Deus, e ela sempre vem primeiro, mas outra é experimentarmos a presença de Deus, e esta, de vez em quando, Deus nos oferece de modo marcante e especial, para nos renovar.

Uma vez que Deus tratou com Elias, agora ele ordena que Elias volte pelo caminho por onde havia vindo. Elias estava refeito, a missão precisava continuar.

Como você está? Em que fase você se encontra? Deixe que Deus cuide de você, uma vez cuidado, levante-se e volte pelo caminho por onde veio, seja para seu trabalho, escola, família, igreja, ministério, volte para aquilo que te amedrontou e te fez fugir, pois a missão continua.

No Caminho,

3 comentários:

JMarcondes disse...

Muito bom Pastor, foi abençoador para minha vida.
Jonato

JMarcondes disse...

Muito bom Pastor, foi abençoador para minha vida.
Jonato

JMarcondes disse...

Muito bom Pastor, foi abençoador para minha vida.
Jonato