sábado, 13 de agosto de 2011

Presença

Minha semana que passou foi muito intensa. Desde quarta feira passada eu quase que não parei, envolvido com uma conferência de plantação de igrejas de quarta a sexta, com o Quatro Estações o dia todo no sábado, e no Domingo, com nossas atividades na igreja, segunda aulas no seminário e pregação a noite em um encontro de uma igreja em Campinas pastoreada por um querido amigo.

Ontem foi que consegui tirar um dia de descanso. Apesar de levantar cedo para levar o Hesley para a escola, voltei para a cama as 7 e fiquei lá por mais uma hora, tomei café com minha esposa e me dediquei por uma hora a atualizar alguns e-mails, depois de um pequeno tempo em oração. A tarde sai com a Susy, passeamos, assistimos um filme e a noite estive em um de nossos pequenos grupos da igreja em Jundiaí.

Hoje, acordei renovado! Semana que passou estive meditando um pouco sobre a questão da "presença". Você já percebeu como nós não sabemos estar presentes no lugar em que estamos?

Não fique confuso, vou explicar! Os místicos cristãos do Século XII costumavam falar sobre essa questão da "presença", que tem a ver com estarmos 100% no lugar onde estamos. Eles usavam isso para falar da importância de você estar 100% no lugar de oração, sem deixar sua mente ficar vagando e pensando em outras coisas quando estava ali.

Fiquei pensando em como nós não conseguimos fazer isso. Se para eles naquele tempo era difícil, imagine para nós que vivemos no Século XXI, cercados por tantas bugigangas que nos distraem, e competem com nossa atenção.

No entanto, essa questão da presença tem a ver com mais do que estar um tempo a sós com Deus em oração. Tem a ver com você ter consciência de que somente estando 100% aonde você está é que você irá de fato viver e perceber Deus.

O problema é que quando estamos orando ou lendo a Bíblia estamos pensando no almoço que precisamos fazer, na visita que temos que realizar, no filho que temos que pegar na escola, no ministério que precisa ser desenvolvido. Quando estamos lavando a louça, estamos pensando na novela que vai começar. Quando estamos trabalhando estamos pensando no Happy Hour da sexta. E quando estamos adorando em comunidade, estamos pensando no trabalho que temos para realizar na segunda feira.

Entenderam? Praticar a "presença" é você estar 100% focado no que você está fazendo e onde você está. Como pai, muitas vezes percebo que não faço isso com meus filhos, e como marido, não faço isso com minha esposa, e como discípulo não faço isso com meu Senhor e Deus. E você?

Talvez você diga, mas se eu estou dando 100% de minha atenção a um afazer ou a uma pessoa, onde fica Deus? Ele fica ali com você! E é aqui que entra a importância de tirarmos um tempo para darmos 100% a Deus.

Benedito, o fundador da Ordem Monástica dos Beneditinos, costumava dizer o seguinte: "Deus está em todo lugar, mas se você não se encontrar com Deus em um lugar específico por um tempo específico, você não vai percebe-lo em lugar nenhum." Você O tem encontrado?

No Caminho,

Um comentário:

Anônimo disse...

A questão da presença 100% precisa ser intensificada em nossos dias, pois acredito que a chance de alcançarmos este padrão é tão mínima que praticamente é impossível. Neste momento estou almoçando, digitando e ouvindo o Wesley falar do futebol e a Cristina falar do que aconteceu hoje pela manhã... ou seja: falhei no 100% de novo!!

Wilson S. Bento