terça-feira, 16 de agosto de 2011

Lidando com a graça

Olá pessoal!

Uma das questões mais difíceis, em minha opinião, relacionadas ao Evangelho, é como lidamos praticamente com a graça de Deus em nossa vida.

Sempre que a graça foi afirmada houve a confusão em relação ao fato de como podemos ser amados e acolhidos por Deus e não pecarmos. A tendência que temos é da relação por mérito. Quando falhamos, quando erramos, nosso subconsciente diz que merecemos o castigo, pois é isso que queremos dar a quem falha conosco, e ai nos escondemos de Deus. Já foi assim com Adão.

A graça é a escolha feita por Deus para poder sempre se aproximar de nós, apesar de nossa natureza desfuncional e do nosso pecado. A Bíblia diz que nosso pecado faz separação entre nós e o nosso Deus, e não do "nosso Deus de nós". Preste atenção!

Deus é Santo, não temos nenhuma dúvida quanto a isso, mas nosso pecado não o mantém distante de nós. Nosso pecado nos distancia dele. Foi Adão que, depois de pecar, se escondeu de Deus, mas Deus veio a ele, mesmo depois que ele tinha pecado.

Isso é graça! Ai começam nossos problemas, risos. Porque a sensação que temos quando falamos isso, ou quando lemos isso, é: "Então, não importa que eu peque?" Bem, vou deixar o apóstolo Paulo nos responder isso:

"Que diremos então? Continuaremos pecando para que a graça aumente? De maneira nenhuma! Nós, os que morremos para o pecado, como podemos continuar vivendo nele?"

Ai você diz: "está vendo?!? Então, se eu errei de novo, se eu pequei outra vez, não tem jeito para mim!" Você diz isso porque está olhando para Deus na mesma dimensão do mérito. Continua dependendo de seu próprio esforço para se relacionar com ele, ao invés de acreditar que ele veio a você em Jesus Cristo e continua vindo.

Ele já fez o primeiro movimento, agora precisamos fazer o segundo, como Adão precisamos sair de trás de nossas árvores, de trás de nossos esconderijos e nos apresentarmos a Deus com o nosso pecado. Quantas vezes? Tantas quantas forem necessário.

Quero terminar dando uma dica para vocês! A questão é de onde nos concentramos! A maioria de nós, movidos pela religião que nos influenciou e influencia tendemos a concentrar em nossos pecados. Pensamos assim: "Preciso lutar contra isso. Tirar isso de minha vida para que eu possa ter uma maior e melhor comunhão com Deus." 

Agora, o que não percebemos é que a única maneira de nos livrarmos do pecado é estando em Cristo, ou seja, mantendo nossa comunhão com ele. Então, o caminho na verdade é, se estou falhando, pecando, errando (seja qual for o pecado, mesmo aqueles que achamos um absurdo) precisamos intensificar nossa comunhão com Deus. Precisamos buscá-lo mais, orar, ler as Escrituras, estarmos em ambientes onde sua graça é adensada.

Aqui está nossa vitória contra o pecado: GRAÇA! 

Para agora e por um minuto agradeça a Deus pelo seu amor gracioso. Agradeça porque em Jesus Cristo nada pode te separar deste amor. E, se você pecar o que tem que fazer é reconhecer que precisa fortalecer mais sua comunhão com Deus, só ele pode te livrar do pecado e da morte.

No Caminho,

Nenhum comentário: