terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Bushido: A arte de viver a vida!

Olá pessoal!

A palavra Bushido significa "o caminho do guerreiro". Ela diz respeito ao código de conduta e estilo de vida que era adotado pelos Samurais. Os Samurais entendiam que deveriam viver cada momento, cada instante de suas vidas do modo mais intenso que pudessem, fosse apreciando uma flor, fosse tomando uma xícara de chá, fosse treinando, ou fazendo amor com sua mulher.

Isso era assim porque se viam como guerreiros e entendiam que a cada dia suas vidas estavam destinadas a morte, a cada dia morriam, "não literalmente", mas em termos potenciais, pois qualquer dia poderia ser o dia em que de fato morreriam em um campo de batalhar, ou em um duelo.

Talvez você esteja pensando, bem o que é que isso tem a ver com a espiritualidade bíblica e com a minha vida? Em minha opinião tem tudo a ver! A palavra "samurai" significa "servo", eles se viam como "servos" do imperador ou de um Shogun, que era o senhor de uma província.

Pois bem, quando nos tornamos seguidores de Jesus Cristo, acolhendo o amor de Deus que se manifesta através de Jesus por nós, nos tornamos seus servos, "samurais". E Jesus nos ensina que nosso estilo de vida deve ser como o Bushido, pois ele nos diz que se queremos ser seus discípulos (pessoas que aprendem a viver a vida com Deus através de Jesus), então devemos negar a nós mesmos, diariamente tomar a nossa cruz (o que significa no contexto dos primeiros discípulos, morte) e segui-lo.

Se queremos aprender a arte de viver a vida precisamos aprender a viver como nos propõe o Bushido, ou melhor, como nos propões Jesus, pois a sabedoria do Bushido é uma extensão da verdade de Deus.

Devemos viver a vida intensamente, completamente presentes em Jesus, em tudo o que fazemos: seja no momento que estamos juntos adorando a Deus com outros discípulos, seja quando estivermos nos divertindo, estudando, trabalhando, fazendo amor com nosso cônjuge, conversando com amigos, lendo, praticando esporte, no meu caso, treinando karatê, precisamos sorver a vida, aproveita-la hoje ao máximo, pois a cada dia estamos caminhando para a morte.

Para aqueles que são autênticos seguidores de Jesus, assumimos diariamente a morte de nosso eu, porque escolhemos ter em nossa relação com Jesus Cristo e com tudo que Deus é para nós nele, como a maior satisfação de nossa vida. Portanto, negamos a nós mesmos (nossa independência), tomamos a nossa cruz (a morte de nosso velho homem em Jesus Cristo) e seguimos a Jesus (aprendendo a pensar como ele, falar como ele e fazer o que ele faz).

Isso é Bushido.

No Caminho,

Nenhum comentário: