sábado, 31 de dezembro de 2011

O Último Dia do Ano de 2011

Olá a todos!

Chegamos ao último dia do ano de 2011. Em minha mente parece que foi ontem que o ano começou. Essa sucessão de dias, de meses e de anos em nossa vida é uma das maneiras que Deus desenvolveu na criação para renovar nossas forças, sonhos e esperanças.

Quando lemos o livro de Gênesis nos deparamos logo de início com a criação do mundo sendo feita por etapas que são descritas por "tarde e manhã" e a menção do dia em seguida, "primeiro, segundo, etc...". Essa descrição é interessante por vários motivos.

Primeiro, porque nos mostra que é o próprio Deus quem cria o nosso tempo assim, com sucessão. O Senhor é eterno, e toda a história está diante de seus olhos o tempo todo, mas ele nos faz como seres que se movem no tempo e isso gera para nós "passado, presente e futuro".

Segundo, é interessante porque a descrição não parte do dia para a noite, ou da manhã para a tarde, mas da tarde para a manhã. Isso nos faz lembrar que a vida na criação é operacionalizada e dependente de alguém. Não somos nós ou qualquer outro ser ou elemento na criação que a sustenta, mas o Criador.

"Tarde e manhã" também me leva a pensar que eu sou convidado a participar de algo que já está acontecendo, não sou o iniciador, outro iniciou e eu entro no trabalho que está sendo feito e alegremente participo dele. Participamos do trabalho de Deus! Ele não precisa de nós para ajuda-lo neste trabalho, mas se alegra com nossa presença e envolvimento no que ele está realizando.

Essa descrição da criação vai sendo desenvolvida até que chega o que chamamos de "sétimo dia" e Deus para o que está fazendo e descansa. Agora, Deus não descansa porque está cansado, ele descansa porque está alegre, está satisfeito, porque olha para tudo o que criou, incluindo o ser humano, homem e mulher, e conclui que tudo isso é muito, muito bom.

Assim, também sou convidado a me lembrar de parar e me alegrar em Deus e com Deus por aquilo que ele permitiu que acontecesse ao longo de minha vida, de minha história, e mais especificamente ao longo de um ano.

Assim, é muito interessante começar um novo ano sendo o primeiro dia do ano um feriado. Um dia para não se fazer nada, um dia para não se trabalhar, mas não para que seja um dia centrado em nós mesmos, não para que possamos passar a noite em farra, mas para nos lembrarmos de que a vida não é controlada por nossos relógios.

Para nos lembrarmos de que embora tenhamos criado uma maneira de marcar o tempo mecanicamente através de um relógio, ele continua tendo muito mais sentido quando vivido a partir dos referenciais de sua criação original: tarde e manhã.

Estamos chegando na "tarde de 2011" e a "manhã de 2012" está se aproximando! Que com ela venha o renovar da graça de Deus em nossas vidas e a motivação para começarmos um novo dia, um novo ano, com nosso coração cheio de gratidão, por estarmos muito, muito satisfeitos com tudo aquilo que Deus fez e nos deu a oportunidade de fazer com ele, em nós mesmos, em nossa família, no ministério, no trabalho, na igreja, no ano de 2011.

Assim, feliz 2012 para você !