sábado, 7 de abril de 2012

Páscoa: Eu não podia deixar de escrever

Estamos comemorando a Páscoa e essa é a data mais importante do Cristianismo.

Eu não poderia deixar essa data passar em branco. Estamos vivendo um momento muito significativo em nossa vida no Ocidente. Assim como ocorreu na Europa caminhamos a passos largos para nos tornarmos um mundo "pós-cristão", não obstante a todos os esforços e empenho que possamos fazer.

Vejo muitos livros, blogs e sites escritos por queridos irmãos americanos enfatizando a realidade do Evangelho, mas o fato é que a cultura americana se torna cada vez mais "pós-cristã", há cada vez menos referência na mídia e na sociedade americana, por exemplo, a realidade da Páscoa.

No Brasil, ainda temos uma forte influência Católica Romana, o que faz com que seja ainda dada alguma atenção na sociedade, as raízes cristãs da Páscoa, mas não devemos nos esquecer que a Europa também era profundamente Católica, e agora não existe mais nenhuma influência na cultura por parte da Igreja.

O que quero dizer com isso? O que quero dizer com isso é que aqueles que se dizem cristãos e que afirmam crer no Evangelho, naquilo que a Páscoa representa, deveriam ter uma postura diferente em relação a ela.

Nós cristãos, em busca de fugirmos da religiosidade vazia, muitas vezes perdemos os referenciais centrais da nossa fé e espiritualidade bíblica. A Páscoa se tornou para muitos de nós apenas mais um grande feriadão que aproveitamos para viajar e curtir um tempo de lazer.

Mas gostaria de lembrar você da centralidade da Páscoa para nossa vida. Na verdade todo o Universo existe por causa dela. A Criação só foi possível, porque antes de Deus dizer "haja luz", ele disse "haja uma cruz".

A morte do Cordeiro desde antes da fundação do mundo é o que viabiliza a sustentabilidade de toda a Criação, pois sem essa decisão, tudo o que fora criado seria destruído diante da desconexão do ser humano da fonte de sua criação.

Assim, nesta manhã de Páscoa, mesmo que você tenha escolhido o lazer no lugar da adoração, tire um tempo, pare e pense, pois esse dia é o dia que mudou tudo na história e é o dia que garante que vale a pena viver e viver por aquele que por nós morreu e ressuscitou.

Feliz Páscoa!

No Caminho,

Nenhum comentário: