sábado, 21 de abril de 2012

Conselhos de Deus em tempos de aflição


Penso que não estou equivocado em afirmar que o maior anseio de todo ser humano é o de ser feliz.

Felicidade é algo que nos atrai. Acredito que nos atraia porque fomos criados para sermos felizes, mas a nossa sociedade atrela o conceito de felicidade a isenção de problemas e dificuldades que geram aflições em nossa vida.

A questão em relação a isso é que a maioria das pessoas andam tomadas por ansiedade e frustração, incluindo aqueles que buscam algum tipo de auxílio para suas vidas na religião.

Ansiedade, porque quando as coisas vão bem em nossas vidas, ficamos sempre temerosos de que algo de ruim aconteça, trazendo aflição sobre o nosso viver, e assim acabamos vivendo a nossa vida sob pressão.

Frustração, porque mais cedo ou mais tarde acabamos tendo que lidar com situações difíceis e problemáticas, que geram aflição em nosso viver.

Você passou ou está passando por algum tipo de aflição? O que você espera de Deus em relação a essa situação? Como você tem encarado essa aflição?

Então a questão que se levanta é: se andamos com Deus, por que é que passamos por tempos de aflições em nosso viver? Por que Deus não nos livra das mesmas?

O fato que precisamos considerar é que as Escrituras bíblicas em nenhum lugar faz menção de Deus nos prometer uma vida sem aflições se acreditarmos nele e se andarmos com ele.

O que ele nos promete é a graça da sua presença que pode nos dar sabedoria e forças para atravessarmos tempos de aflição.

Neste texto do Evangelho de João 16.17-33, estamos sendo introduzidos a realidade com a qual Jesus estava para se deparar, a cruz, que traria muita aflição para ele, mas também para seus primeiros seguidores.

Olhando para esse texto vejamos alguns conselhos que recebemos de Jesus para lidarmos com as nossas próprias aflições.

TODA AFLIÇÃO É TRANSITÓRIA.

“Digo-lhes que certamente vocês chorarão e se lamentarão, mas o mundo se alegrará. Vocês se entristecerão, mas a tristeza de vocês se transformará em alegria. A mulher que está dando à luz sente dores, porque chegou a sua hora; mas, quando o bebê nasce, ela esquece a angústia, por causa da alegria de ter vindo ao mundo. Assim acontece com vocês: agora é hora de tristeza para vocês, mas eu os verei outra vez, e vocês se alegrarão, e ninguém lhes tirará essa alegria.” (v.20-22)

É impressionante a clareza e objetividade de Jesus neste texto quanto as nossas aflições!

Primeiro, ele deixa claro que vamos enfrentar aflições: “Digo-lhes que certamente vocês chorarão e se lamentarão,” Segundo ele deixa claro que isso não vai durar para sempre: “mas a tristeza de vocês se transformará em alegria.”

Muitas pessoas procuram na religião algo que possa acalentar suas aflições e muitos líderes religiosos apresentam uma mensagem falsa de que se estivermos com Deus, então, não vamos ter nenhuma aflição em nossas vidas.

Contudo, Jesus Cristo, aquele que veio para revelar plenamente a nós quem Deus é e como ele é, não endossa esse conceito. Jesus deixa claro que pelo simples fato de estarmos vivendo em nosso mundo, a aflição será parte de nossa vida.

Por quê? Bem, não é porque Deus seja mal ou que goste de nos ver sofrendo, mas é porque essa é a consequência gerada em um mundo que foi deformado pela nossa desobediência a Deus e ruptura com seu projeto para nossas vidas.

Deus criou um mundo bom e perfeito e fez o ser humano para gerenciar essa criação boa e perfeita, a medida que mantivesse um relacionamento de amizade com Deus. No entanto, escolhemos seguir nosso próprio caminho e liderar nossa própria vida, a parte de Deus, e isso trouxe todo o caos e todo desencontro que experimentamos presente em nosso mundo hoje.

Mas, mesmo assim, por sua infinita graça, através de Jesus Cristo, Deus nos oferece o caminho de volta a uma vida de amizade com ele. Uma vida que pode ser conduzida novamente a partir do governo dele sobre nós, e que pode nos encher de alegria.

Essa vida não irá nos eximir das aflições aqui, mas as tornará transitórias, pois a realidade eterna é a alegria de experimentarmos a vida de Deus em nós e de participarmos do que ele está fazendo no mundo.

Quando somos justificados por Deus através de Jesus Cristo, não apenas passamos a ter paz com Deus, mas a nossa própria vida ganha um novo sentido incluindo nossas aflições.

“Não só isso, mas também nos gloriamos nas tribulações, porque sabemos que a tribulação produz perseverança; a perseverança, um caráter aprovado; e o caráter aprovado, esperança.” (Romanos 5.3-4)

TODA AFLIÇÃO PODE NOS CONDUZIR A UMA MAIOR INTIMIDADE COM DEUS.

“Naquele dia vocês não me perguntarão mais nada. Eu lhes asseguro que meu Pai lhes dará tudo o que pedirem em meu nome.” (v.23)

“Naquele dia”! Que dia é esse ao qual Jesus está se referindo aqui? Ao dia da sua ressurreição. Quando sua obra de redenção tiver sido efetivada em favor daqueles que se rendem ao seu amor gracioso.

Contudo, para que se chegue a esse dia, tanto Jesus quanto os discípulos passariam por aflições. Jesus pela aflição do abandono e da cruz, seus seguidores pela aflição do medo e da covardia.

“Aproxima-se a hora, e já chegou, quando vocês serão espalhados cada um para sua casa. Vocês me deixarão sozinho.” (v. 32)

Mas a boa notícia que o texto nos traz é que em meio a essas aflições a experiência com a presença amorosa de Deus pode se tornar singular.

Os discípulos receberiam uma experiência crescente de intimidade com o Pai:

“Nesse dia, vocês pedirão em meu nome. Não digo que pedirei ao Pai em favor de vocês, pois o próprio Pai os ama, porquanto vocês me amaram e creram que eu vim de Deus.” (v.26-27)

Jesus Cristo tem sua segurança no amor incondicional do Pai por ele:

“Vocês me deixaram sozinhos. Mas eu não estou sozinho, pois meu Pai está comigo.” (v.32)

Embora busquemos a felicidade, e a busquemos porque fomos criados para sermos felizes, é importante entender que a felicidade na perspectiva bíblica não é viver sem aflições, mas é viver em uma crescente amizade e intimidade com Deus.

“Qual é o fim principal do ser humano? O fim principal do ser humano é glorificar a Deus e ter prazer nele para sempre.” (Breve Catecismo de Westiminster, atualizado)

Por isso a Bíblia nos diz:

“Feliz é o homem que persevera na provação, porque depois de aprovado receberá a coroa da vida, que Deus prometeu aos que o amam.” (Tiago 1.12)

O segredo, portanto, não está em como ter uma vida sem aflições, mas em como permanecer apegado a Deus, mesmo em meio a nossas aflições, até que a obra redentora de Jesus Cristo seja manifestada plenamente entre nós.

TODA AFLIÇÃO SERÁ SUCUMBIDA PELA PLENITUDE DA ALEGRIA DA SALVAÇÃO.

“Eu lhes disse essas coisas para que em mim vocês tenham paz. Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo.” (v.33)

Esse é um dos comentários mais extraordinários feitos por Jesus Cristo. Sua vida, sua morte e sua ressurreição, trouxeram de volta a possibilidade de experimentarmos as realidades significativas do Reino de Deus em nossa vida agora e usufruirmos plenamente disso no futuro.

O que a Bíblia chama de “salvação”, ou “evangelho”, é essa ação de Deus em Jesus Cristo, corrigindo o curso de destruição em que nosso mundo foi colocado, dirigindo-o novamente para o propósito original de sua criação.

O fato é que “neste mundo” teremos aflições. Nesta presente ordem, onde muitas coisas são feitas ainda em rebelião contra Deus, mas aqueles que se renderam ao governo de Deus em Jesus Cristo, já começam a experimentar a paz (shalom) da vida do Reino que já está entre nós.

Por isso mesmo podemos ter ânimo! Mesmo em meio as aflições podemos ter ânimo, pois sabemos quem venceu o mundo. Reconhecemos que Jesus Cristo fez isso naquela cruz. Ele venceu a morte, o pecado e o Diabo, e agora está oferecendo um novo estilo de vida para cada pessoa que se render ao amor gracioso dele e conduzindo-as a uma nova realidade de vida que se estabelecerá mais cedo ou mais tarde em nosso mundo.

Nesta nova realidade de vida que está sendo edificada em Jesus Cristo, neste “novo mundo”, não haverá mais aflições.

“Ele enxugará dos seus olhos toda lágrima. Não haverá mais morte, nem tristeza, nem choro, nem dor, pois a antiga ordem já passou.” (Apocalipse 21.4)

Até que chegue essa nova ordem, Jesus Cristo estará conosco, através de seu Espírito, nos conduzindo por entre nossas aflições, com sua paz e fazendo de nós promotores desta mesma paz para a vida de muitos outros aflitos.

Essa é uma realidade que pode ser sua agora! Se você está vivendo em aflição e precisa de paz, Jesus Cristo a oferece para você. Mas não para que você não tenha mais aflições, e sim para que mesmo em meio as aflições você experimente sua maravilhosa presença de amor e poder.

Se você já tem experimentado essa realidade, Jesus Cristo quer que você se una a ele como portador dessa sua paz para muitas pessoas que passam diariamente por sua vida.

Deus te dá seus conselhos em meio as aflições, mas cabe a você acolhe-los ou não. Quero convidar você a escolher pelo acolhimento do que Deus te oferece através de Jesus Cristo.

No Caminho,

Ricardo Costa

Nenhum comentário: