segunda-feira, 20 de julho de 2009

Plena soberania


Vamos adiante, pessoal?!?
Vimos como Deus tem operado o exercício de sua soberania em nossa história, mesmo quando o ser humano pretende bani-la. Quando pensamos no que Deus fez em Cristo Jesus, através de sua morte e ressurreição, não devemos ter em mente o ser humano como o centro de todo o processo. Na verdade, o resgate do ser humano, a possibilidade que Deus nos oferece de voltar para casa, de nos colocarmos novamente debaixo de sua soberania é uma parte de algo muito maior que está acontecendo. Na verdade o que ocorre com através do que Jesus faz com sua vida, morte e ressurreição, é trazer de volta a ordem plena do Reino de Deus para todas as esferas da vida. Se não olharmos para Jesus com essa consciência de que sobre ele está a plenitude de toda a soberania de Deus, então, muitas das suas exigência soaram como abuso e intromissão. Particularmente, acho que esse é o maior problema com a mensagem do Evangelho que fazemos hoje em dia. É certo que precisamos pregar o Evangelho e que ele tem a ver com a graça de Deus, mas também é certo que esse Evangelho da Graça é o Evangelho do Reino de Deus que Jesus anunciou. E esse é o Evangelho que diz que Jesus é o Senhor soberano sobre toda a criação e como consequência disso ele chama toda a humanidade e toda a ordem criada para se colocar novamente sob seu governo, até que ele venha entregar tudo ao Pai. É com base na consciência da plena soberania de Deus que a igreja deveria viver e cumprir sua missão. Não será através de mais ensino ou de melhores programas religiosos que vamos conseguir alcançar pessoas com o Evangelho ou fazer com que as pessoas que estão na igreja sejam mais comprometidas com a vontade de Deus. Isso só acontecerá quando cada um de nós realmente entender, acreditar e submeter-se aquele que diz: "Toda autoridade me foi dada no céu e na terra..." Você acredita nisso? Se acredita, então, me responda: "Quem é que manda em sua vida?"

Nenhum comentário: