quarta-feira, 15 de julho de 2009

A Soberania Banida


Olá a todos!

Espero que tenham digerido o último post, seja como for, vamos continuar. Deus é soberano. E ele exerce sua soberania com a profundidade de seu amor. É em sua soberania que ele resolveu criar o ser humano, alguém que fosse feito a Sua imagem e semelhança, alguém que pudesse participar da relação de amor existente na comunidade trinitária que compõe a pessoa de Deus. Assim, Deus cria o ser humano (Adão e Eva), homem e mulher, e como os cria a sua imagem e semelhança deseja dar a eles a liberdade de permanecerem em seu relacionamento de amor com Deus ou não.

A Queda é um dos temas mais confusos que lidamos na teologia. A maioria de nós não consegue compreender o porque Deus permite ao homem pecar. O porque ele dá ao ser humano o direito de se rebelar contra ele. O porque, se Ele sabia que o ser humano iria comer do fruto do "conhecimento do bem e do mal", não simplesmente evitou, ou não permitiu que o ser humano não comece. Pois bem, vou tentar responder isso. Veja bem, vou TENTAR!

A nossa grande dificuldade com a questão da Queda é por que nós construímos nossos relacionamentos a partir do controle e do poder e não do amor. Quem ama deixa ir! E Deus ama o ser humano de tal maneira que deu ao ser humano o direito de ir. Se Deus nos obrigasse a ficar com ele, então, Ele não nos amaria de verdade e nós também não o amaríamos de verdade. É por isso que a "árvore do conhecimento do bem e do mal" é necessária e mesmo imprescindível para nossa relação com Deus.

Mas, quem ama de verdade, não só deixa ir, como também perdoa e acolhe quem partiu, quando esse volta arrependido. E novamente, Deus demonstra seu grande amor para conosco, quando não só está disposto a nos acolher de volta, como também trabalha para criar as possibilidades para esse retorno acontecer. Romanos 11.32 coloca isso dessa maneira: "Pois Deus colocou todos sob a desobediência, para exercer misericórdia para com todos." Fantástico! Veja como até na Queda o que está em foco é a soberania de Deus. A Queda não foi um acidente que pegou Deus de surpresa, ele a permitiu, e até mesmo a programou, no sentido de saber que essa seria a opção do ser humano. Mas fez isso, porque sabia que teria misericórdia para oferecer a todos que desejassem retornar.

Talvez a melhor maneira de tentar entender isso seja através da história que Jesus conta do pai e seus dois filhos em Lucas 15. Na história o filho mais novo pede ao pai a sua parte da herança, e Jesus diz que o pai divide a herança entre o filho mais novo e o mais velho. Então, não muito depois dessa partilha, o filho mais novo pega sua herança e vai embora da casa do pai. A questão é: o pai não sabia que isso iria acontecer ou poderia acontecer? A resposta é: sim, sabia. Então porque dividiu a herança? Por que não disse ao filho mais novo que não iria fazer aquilo? Por que não deu um "sermão" do filho mais novo, uma dura e mandou ele ir trabalhar?

Porque o pai sabia que o amava suficiente para deixá-lo partir se assim desejasse e que o amava suficiente para recebe-lo de volta, quando ele resolvesse voltar. Recebe-lo não como um escravo, mas como um filho. O pai reparte a herança, porque ele não queria escravos com ele, mas filhos, ele não queria ninguém com ele obrigado ou interessado no que ele tinha para dar, mas com queria que seus filhos estivessem com ele, por amor.

Bom, diante de tudo isso, qual é o ponto que se ressalta aqui? É que, o maior problema que o ser humano tem hoje, incluindo aqueles que vão a uma igreja, ou seguem alguma religião, é não reconhecer a soberania de Deus. Quando "banimos" a soberania de Deus, quando dizemos eu quero ser deus para mim mesmo, quando tolamente limitamos a Deus em sua liberdade soberana, nos tornamos escravos, mesmo que estejamos na casa do próprio Pai.

Para que a salvação tenha sentido para nossa vida, nós precisamos reconhecer que Deus nos criou para nos relacionarmos com ele, e para que essa relação seja autêntica Ele nos ama o suficiente para nos deixar ir, e nos ama o suficiente para nos aceitar de volta. Ele continua sendo o Deus soberano e em sua soberania escolheu o caminho de sua misericórdia para conosco.

Esse caminho não é uma religião, é uma pessoa, uma pessoa que se sacrificou por nós: Jesus Cristo, o Deus soberano que se fez homem.

Pense nisso!

2 comentários:

Unknown disse...

graças a Deus que ele nos aceita de volta, mesmo guando nós somos as vezes filhos engratos

Fran disse...

"porque a sua misericódia dura para sempre ..." AMÉM!