terça-feira, 1 de setembro de 2009

Amor total


Voltei! E acho que você não vai gostar de eu ter voltado....

Comigo voltam os nossos prolegômenos. E hoje quero falar sobre amor. Como somos rápidos para falar, cantar e afirmar coisas sobre nós e Deus que não são as realidades que desejamos de fato ver acontecer em nossa vida. Tenho ouvido repetidamente uma música que vim a conhecer com um dos meus filhos, o Yuri. Ela chama-se "Meu Universo". É uma letra muito bonita, com uma melodia linda e uma poesia maravilhosa, mas profundamente forte. Digo isso porque ela faz afirmações sobre o desejo que temos de ter Jesus como o nosso universo. Já parou para pensar no que isso significa? Significa que você está dizendo que seu amor por ele é total. Não parcial, não quase que total, mas TOTAL! A Bíblia diz que não devemos amar de palavras, mas de fato e de verdade. E é aqui que quero dividir uma crise com você. Nesse Domingo que passou (30 de agosto de 2009) terminei uma série em nossa Comunidade que chamei de "Não era para ser assim! Conhecendo a igreja que Jesus sempre quis." E terminei meu estudo desse Domingo com essa canção, "Seja meu universo".
O que me deixa quebrado é ver que as pessoas acham isso lindo, mas para muitos não passa de pura palavra e música bonita. Não é de fato e de verdade. Já sei, já sei, está achando que estou te julgando, certo? Então vamos a um teste. Torço para que você e eu "passemos" nele: Jesus é seu universo? Seu amor por ele é total? Vamos responder a algumas questões para tirar a prova:

1. Você é um contribuinte fiel, generoso e alegre? Sim, todos os meses você dizima, oferta, contribui, dê o nome que você quiser dar, com sua comunidade local para que o Reino de Deus seja levado adiante mediante os ministérios dela? Talvez você diga, não, mas é que eu acho que não devo dar o dinheiro só na minha igreja, então, se você não dá só na sua igreja, relacione o nome das missões para as quais você envia suas contribuições. Ai você diz, não é que eu mesmo administro isso dando para pessoas a medida que eu vejo sua necessidade e sinto Deus me dirigindo para fazer isso. O.K. Então relacione o nome das pessoas para quem você deu dinheiro esse mês, e quanto você deu e veja se você está mesmo falando a verdade ou mentindo. Deus na sua Palavra nos ensinou que devemos ofertar na comunidade de seguidores de Jesus. Devemos fazer isso para aprender que não somos donos do que temos, para expressar nosso reconhecimento e gratidão a Deus que nos dá tudo o que temos e para aprender que não devemos ter controle sobre o que temos. Outros devem administrar isso.
2. Vamos a outra? A música diz que não queremos dar a Jesus um único dia da nossa semana. Você dá a ele todos os dias da sua semana? Verdade? Você tira um tempo todos os dias para adorar, orar, ler a Bíblia, se relacionar com ele? Está atento todos os dias a oportunidades de servi-lo servindo pessoas? O que tenho visto é pessoas dizendo que não dão a Jesus somente um dia da semana como uma desculpa para se ausentar de encontros aonde poderão ser instruídos, corrigidos, poderão servir e ser servidos. O que me deixa muito frustrado é ver que quanto mais eu ensino para as pessoas sobre a graça de Deus. Sobre a grande maravilha de que Deus as ama e quer se relacionar com elas não exigindo isso como obrigação, mas como privilégio, menos as pessoas usam desse privilégio e mais elas se sentem a vontade para cuidar dos seus próprios interesses, e a verdade é que elas não dão um dia só da semana para Jesus, elas dão um, ou dois dias, do mês para Jesus.
3. Mais uma, qual é a primeira luz a entrar pela janela do seu quarto? A canção pede que seja Jesus, é ele? Ele é seu primeiro pensamento? Será que seu primeiro pensamento não é como é que vai ser esse meu dia, será que vou conseguir o que quero hoje? Seu namorado, dinheiro, curso emprego, etc. E Jesus está perdido no meio desses pensamentos.

Bom, quer continuar? Acho melhor não. É triste constatar que estamos vivendo em um momento da história que confirma a colocação de Jesus que nos últimos dias o amor se esfriaria do coração de muitos. Por outro lado, é muito bom saber que Jesus continua exatamente aonde sempre esteve e disponível para qualquer um que de todo o coração e com totalidade do seu amor queira de fato que ele seja o seu UNIVERSO.

4 comentários:

Unknown disse...

Confesso que durante muitos anos da minha vida vivi como Jó...:Eu te conhecia só de ouvir falar, mas agora os meus olhos te vêem. Nos últimos meses, eu decidi entregar tudo de mim para o Pai e deixar os resultados por conta Dele. Sei que ainda falho e muitas vezes me esqueço Dele em meio as minhas tarefas e a fazeres. Mas tb reconheço que sou imperfeito mas que ao mesmo tempo sirvo um Deus perfeito e que está me moldando para sua obra e eu estou disposto a viver minha vida centrada totalmente Nele e fazer Dele o meu universo custe o que custar!

rYuri disse...

Também erro muito, e muitos dias ele não é meu universo, na verdade nesses dias ele não é nada pra mim, mas tenho vivido muitos dias em que realmente desejo que ele seja meu Universo, tudo o que sinto e o que penso.

Reisy "Masters" disse...

Post Fantástico...
assino embaixo dos dois comments acima.

Susy MPC disse...

Pôxa amor, vc realmente voltou com força total não é mesmo? Muito bom o seu texto. Nos faz de fato pensar em qto de nosso tempo, dos nossos recursos e do que somos de fato estamos dispostos a dar pro Senhor Jesus e o pior que se formos sinceros veremos que estamos muito aquém de querer fazer Dele o nosso Universo!