terça-feira, 22 de setembro de 2009

Palavra


Olá pessoal.

Vamos seguir com nossos prolegômenos?

Bem, hoje quero tratar sobre a questão da Palavra. A fé "judaíco-cristã" é uma fé baseada na palavra. Não em qualquer palavra, mas na palavra de Deus. Contudo, não se deixe enganar pelas "palavras", risos. O que está envolvido nisso é a convicção de que estamos diante de um Deus que fala, e mais, que quer falar, e quer falar porque quer se comunicar e quer se comunicar porque quer se revelar.

Este Deus tem falado ao longo de nossa história, na verdade a história começa devido a sua palavra, bem como todo o úniverso. "Disse Deus: Haja luz! E houve luz." É assim que começa a narrativa da ordem na criação relatada no livro de Gênesis, o primeiro livro da Bíblia. No Evangelho de João 1.1 lemos que a Palavra ou o Verbo, estava com Deus e a Palavra era Deus e que tudo o que foi feito foi feito por essa Palavra que agora se faz gente em Jesus Cristo. Por que? Para que possamos ver a glória de Deus. Ou seja, porque Deus quer se revelar. Em Hebreus 1.1-2 está registrado: "Há muito tempo Deus falou muitas vezes e de várias maneiras aos nosso antepassados por meio dos profetas, mas nestes últimos dias falou-nos por meio do Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas e por meio de quem fez o universo".

O que estou tentando mostrar aqui é que o Deus que criou todas as coisas, incluindo a mim e a você, é um Deus que quer se comunicar e quer se revelar a sua criação. Este Deus que fala, e nos fala por intermédio de Jesus Cristo, também é o Deus que se relacionou com homens e mulheres no passado, se revelou a eles e os orientou a registrar tais revelações e histórias em um livro, ao qual chamamos Bíblia.

Assim, a Bíblia é a palavra escrita de Deus que visa nos revelar a Palavra Viva que é o próprio Deus. Muitas pessoas que conversam comigo me dizem que não acreditam na Bíblia, ou que não conseguem compreender a Bíblia, ou que não conseguem ler a Bíblia. Em meu entender há uma questão comum entre todas elas e a questão é que elas não conseguiram ainda entender o que de fato a Bíblia é.

Sou professor de teologia e filosofia e leciono em um seminário e o que vou escrever agora pode ser assustador para muitas pessoas que trabalham com o ensino teológico. Mas a Bíblia não é um fim em si mesma. Ela não existe como uma realidade absoluta. E ela, apesar de um livro, não é um livro qualquer, no sentido de usarmos a Bíblia como usamos qualquer outro livro. Os antigos a chamavam de "um Livro Vivo" e eu acredito nisto.

Acredito nisto não porque ache que a Bíblia é um livro mágico. Em certo sentido ela é como qualquer outro livro mesmo. Ela tem um tema, ela tem histórias, ela tem estruturas literárias. Mas, por outro lado, ela não apenas nos fala sobre algo ou alguém, ela não apenas trás uma coletânea de doutrinas ou ensinos proposicionais. Ela nos revela a Palavra, ela nos coloca em contato com a voz de Deus, ela é uma espécie de "porta do guarda roupa" de Nárnia que tem o poder de nos tirar do nosso mundo limitado e nos transportar para o mundo real.

A Bíblia só tem sentido se nós acreditamos em um Deus que é real e que fala. Ela nos expõe diante dele. O objetivo da Palavra Escrita de Deus não é que a usemos para encontrar respostas a nossas perguntas. O objetivo da Palavra Escrita de Deus é nos colocar diante da Palavra Viva, Jesus Cristo, é nos transportar para sua presença e nos ajudar a aprender a perceber sua voz e sua presença conosco.

Então, dá próxima vez que você pegar a sua Bíblia para ler, quando você a abrir não tente simplesmente entender o que você está lendo, procure ouvir.... passe pela porta do "guarda roupa" e descubra que o Deus que falou, ainda fala e quer falar com você.

Até mais!

2 comentários:

Fran disse...

pastor...
simplesmente demais esse post! Amei!!!
tenho buscado encontrar Deus em Sua Palavra, e Ele em sua infinita misericórdia, tem se mostrado a mim...
quero agradecer por vc ter sido instrumento dEle em minha vida, por um bom tempo, e ainda ser, mesmo que "de longe"...
continuo sendo sua fã incondicional, não simplesmente pela sua pessoa, mas pq sua vida com Deus me inspira a conhecer cada vez mais o Verbo!
bjos... amo vc!

Susy MPC disse...

É o que mais quero! Ter esse guarda roupa sempre de portas abertas para eu passar. Vc arrasou amor! Muito bom! Que o Senhor me permita ouvi-lo o dia inteiro. do penso nisso, me lembro do filme: "Do que as mulheres gostam"
Quero ouvir Deus como Mel Gibson ouvia as mulheres! rsrs...