terça-feira, 4 de janeiro de 2011

O tempo

Fala pessoal!
O novo ano avança! É incrível como o tempo passa e passa rápido, não é mesmo? Hoje, chegando em casa, olhei para a casa de meu vizinho e vi o enfeite de natal pendurado na parede. Olhei para minha casa e não vi nada. Então pensei: "Nossa, em minha mente os enfeites de natal que eu havia colocado em minha casa era deste natal que passou, mas na verdade foi do natal de 2009." É isto mesmo, na minha mente havia a imagem de muitas lâmpadazinhas que havíamos colocado para enfeitar nossa casa, mas fizemos isso no natal de 2009 e não de 2010.
A velocidade com a qual o tempo passa hoje é algo assustador, mas, não devemos nos encanar, as 24h do nosso dia não foi alterada, continua sendo a mesma, o que foi alterado é a quantidade de atividades e estímulos de comunicação que ocupam a nossa mente. Isto faz com que o tempo aparentemente passe mais rápido, porque na verdade não temos "tempo" para perceber e aproveitar o "tempo" que passa.
O problema maior nisso tudo é que somos convencidos que a vida deve ser mesmo assim. Que precisamos estar fazendo alguma coisa, para que possamos existir. Já percebeu como as crianças, muitas vezes acham a vida monótona, porque não tem nada para fazer?
Contudo, essa correria do tempo gera uma outra realidade em nós que é a desfragmentação de desestruturação de nossa alma. Não percebemos quem somos de fato, em nossa essência, porque estamos tão ocupados fazendo que não dá tempo de termos um encontro com o centro de nosso ser.
Assim, continuamos caminhando cada vez mais rápido e cada vez mais vazios. A solução para isto pode ser encontrada na vida de Jesus Cristo, narrada nos Evangelhos, assim como tem sido encontrada por muitos mestres da espiritualidade oriental. A diferença com Jesus Cristo é que se encontrarmos a solução a partir dele, encontraremos o centro de nossa existência.
O que vemos em Jesus é alguém que está em ação, que ocupasse com a dor das pessoas e que se dedica a subverter o reino da alienação, mas que ao mesmo tempo, tem tempo para estar focado em quem ele é.
Para que isso seja praticado em nossas vidas, precisamos seguir seus passos. Aprender a tirar algum tempo todo dia, para estarmos a sós, em silêncio, diante daquele que é o detentor de todo o tempo, pois é o Eterno Presente, o Eu Sou.
O nome que damos a esta prática espiritual é meditação. Quero desafiar você a experimentar, mas para isto, você terá que tirar tempo, do seu tempo tão corrido e cheio de afazeres.
No Caminho!

2 comentários:

Taís Lara disse...

Ê, desafio que é administrar com sabedoria esse (que poderia ser comparado a um cavalo selvagem!) chamado tempo...! Que Deus nos permita - e nós mesmos também - aproveitá-lo ao máximo sem perder a essência do nosso propósito.

Aprendo muito com suas mensagens!

Unknown disse...

bom dia pr.ricardo com certeza esse tema tem sido verdade e motivo de luta interior diariamente em nossos finais de dias vazios de corrida atras do vento... QUE DEUS NOS ABENÇOE!