quarta-feira, 13 de abril de 2011

Andando na Luz!

Olá pessoal!

Em 1João 1.6 está escrito: "Se afirmamos que temos comunhão com ele (Deus), mas andamos nas trevas, mentimos e não praticamos a verdade." 

A diferença entre a Religião e o Evangelho é que a Religião é um esforço de nossa parte para tentarmos agradar a Deus e sermos merecedores de seu amor, enquanto que o Evangelho é o reconhecimento e o acolhimento do amor que Deus nos oferece em Jesus Cristo.

A maneira que vivemos demonstra o quanto do Evangelho temos de fato compreendido e experimentado em nossa vida. Quando vivemos baseados na Religião, no nosso esforço próprio em tentar agradar a Deus, um dos efeitos que iremos perceber em nossa vida é que "andamos nas trevas", nós não somos verdadeiros, não somos transparentes, não assumimos nosso erros, não confessamos nossos pecados, ficamos tentando sempre desempenhar o nosso melhor e esconder o nosso pior para procurarmos impressionar os outros, e até a nós mesmos.

No entanto, quando agimos assim, na verdade nós não estamos tendo comunhão com Deus, nós não estamos praticando a verdade, estamos mentindo. O Evangelho nos dá a liberdade de sermos reais e transparentes. Ele não nos dá a desculpa para pecar, errar e ficar nos justificando, mas ele nos dá a liberdade de assumirmos diante de nós mesmos, diante dos outros e principalmente diante de Deus que erramos, que falhamos, que pecamos, que não somos tão bons como gostaríamos de ser, e que não somos tão consagrados assim.

Mas, por incrível que possa parecer, é nessa atitude que somos acolhidos por Deus. Quando compreendemos o Evangelho de verdade entenderemos que nossa relação com Deus não está baseada em um esforço de nossa parte para representar um papel, não é condicionada por uma "maquiagem de santidade" que passamos a usar, mas é estabelecida pela liberdade de sermos autênticos e verdadeiros com Deus, conosco mesmo e uns com os outros, pois o Evangelho nos garante que somos aceitos por Deus assim, e somos transformados mediante a sua graça que opera eficientemente em nós.

É por isso que somos ensinados em 1João 1.7: "Se, porém, andarmos na luz, como ele está na luz, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado."

Que tal você dar uma parada agora, ficar uns 5 minutos em silêncio, e avaliar se não existe nada que você está tentando esconder de si mesmo? Se houver, confesse a Deus. Sai das trevas. Diga a ele do seu medo de falhar, e por isso você se esforça tanto, diga a ele do seu medo de ser rejeitado pelos outros e por ele, e por isso você tenta agradar a todo mundo, diga a ele....o que você tem que dizer? O que você tem que trazer a luz? Que você está magoado com alguém, decepcionado com você mesmo, frustrado com Deus?

Depois disso, ande na luz! Seja autêntico com seus amigos, irmãos, colaboradores, cônjuge, igreja, equipe, etc. Não finja! Confesse a eles suas limitados, seus medos, o que te fere na maneira de vocês se relacionarem.

Viva no Evangelho e você verá que "o sangue de Jesus, seu Filho", continua nos purificando de todo pecado.

No Caminho,

2 comentários:

Taís Lara disse...

Palavras transformadoras...

Taís Lara disse...

Palavras transformadoras...