terça-feira, 19 de abril de 2011

Ressurreição

"E, se o Espírito daquele que ressuscitou Jesus dentre os mortos habita em vocês, aquele que ressuscitou a Cristo dentre os mortos também dará vida a seus corpos mortais, por meio do seu Espírito, que habita em vocês" (Romanos 8.11)

Hoje em minha devoção matinal me deparei com esse texto que não para de ecoar em meu coração. Se você o leio com rapidez, leia-o novamente, por favor, sorvendo cada palavra dele, dando atenção a cada palavra que as Escrituras nos trazem aqui.

Do que é que o apóstolo Paulo está falando? Neste texto ele não se refere a vida que recebermos quando formos ressuscitados, mas a vida que recebemos em nossos corpos mortais, pelo fato do Espírito Santo estar habitando em nós.

Estamos na semana chamada Santa e dentro do calendário cristão comemoramos a data mais importante do Cristianismo, a morte e ressurreição de nosso Senhor Jesus Cristo. Mas, qual é a implicação prática disto para nós?

Conforme esse texto, o apóstolo Paulo nos informa que a implicação prática disto é que nós já temos uma nova vida, que está operando em nós. Não somos mais limitados e escravos de nossa velha natureza, não porque tenhamos que nos esforçar para cumprir as Leis de Deus, mas porque o Espírito de Deus está vivendo em nós.

Que coisa fantástica! O Espírito de Deus, do Deus que se revelou em Jesus Cristo, do Deus que ressuscitou Jesus Cristo dos mortos, do Deus que está vivo em Jesus Cristo, vive em mim e em você, se é que já o reconhecemos e o confessamos em Jesus Cristo.

Isso deveria mudar completamente a nossa vida. Devia mudar completamente a nossa agenda, a nossa postura para com nossos problemas, a maneira de lidarmos com nossas lutas e com a tribulação. E é justamente isso que o texto de Romanos 8 desenvolve até o seu final.

Já estamos vivendo a realidade da ressurreição, por habitar em nós o Espírito do Ressuscitado, e aguardamos a redenção de nossos corpos mortais (Romanos 8.23). Para mim, isso é eletrizante. 

Contudo, quantas vezes vivemos com uma postura de derrotados? Quantas vezes ainda estamos achando que tudo depende de nós, de nosso esforço, de nossa capacidade, de nossa própria energia? 

Que nesta semana chamada 'Santa" você e eu nos lembremos que de fato, já somos os "santos" (separados) de Deus para uma nova realidade de vida: a vida da Ressurreição.

Que a "Páscoa" não seja um dia especial para você, mas a realidade que muda todos os seus dias....

No Caminho,

Um comentário:

Anônimo disse...

amém pr. ricardo, que esta palavra seja cravada em nossos corações e nos faça mais fortes e firmes na promessa Dele para nós! amém...amém e amém!
irmao daniel