sexta-feira, 8 de abril de 2011

E o que houve no Rio?

Olá pessoal!

Penso que todos que me lêem aqui e viram os acontecimentos referentes ao assassinato de várias crianças naquela escola do Rio de Janeiro devem estar, assim como eu, angustiados, impactados, revoltados, desanimados, e quem sabe até mesmo perplexo.

Estou escrevendo para dar a você uma resposta a questões como essa para que nós possamos ser a resposta de Deus para nosso mundo.

A nossa sociedade, como tenho dito muitas vezes, é esquizofrênica. Alimentamos a maldade, a falta de reverência com a vida do próximo, a utilização do outro como mero objeto dos nossos interesses e prazeres. 

Isso é feito e semeado em nossas mentes e corações através de filmes, séries, revistas, músicas, jogos de video game, e etc.  Ai, acontece uma barbaridade como essa que vimos e ficamos chocados e nos perguntando: como uma coisa assim pode acontecer?

Pois bem, pode porque é isso que nossa sociedade tem semeado em nossas vidas. Pode, porque isso é semeado pelo fato de que o ser humano, ainda que seja capaz de fazer coisas boas, é corrompido pela força e pelo poder do mal, por estar desconectado da realidade que produz vida e a fonte de todo bem que é Deus.

No entanto, por favor, não leia essa palavra "Deus", da forma rala e supérflua presente em nossa sociedade. Não é que as pessoas precisam ser mais religiosas, pois muito mal é feito em nome da religião. Também não estou falando de uma energia positiva e melhor que devemos ter.

Quando me refiro a Deus, estou me referindo a um Ser que é Real, Pessoal, e completamente Santo e Justo. Esse Ser nos criou para que pudéssemos ter nossas vidas vividas a partir de suas orientações e princípios.

Contudo, nós o descartamos de nossa vida e a maioria o considera e o invoca de maneira completamente utilitária e egoísta, pensando em como é que Deus poderia resolver os seus problemas.

Pois bem, a única maneira de vermos situações como essa que foi mostrada, e tantas outras que acontecem todos os dias e não são mostradas (todos os dias alguém é assassinado por besteira, uma mulher é estuprada, uma criança é vituperada, etc.) é entendermos que precisamos render nossas vidas a esse Deus.

Como não somos capazes, não temos energia e força suficiente para viver como ele quer, ele nos deu de presente a vida de seu Filho, que se tornou um ser humano, como nós, chamado Jesus Cristo. Através da vida justa dele e de sua marte se sacrificando pelos nossos pecados, ele nos oferece a possibilidade de reconciliação com esse Deus, e através de sua ressurreição, ele coloca em nós a sua virtude, seu poder e sua vida.

Quando cada pessoa que se rende ao relacionamento de amor com Deus por intermédio de Jesus Cristo, começa a experimentar a vida dele, então, nossos valores começam a ser mudados e no lugar da violência, nós estendemos amor, perdão e paz.

Meu coração está triste, chocado, angustiado com o que vimos, mas está também, mais convencido do que nunca, que se o Evangelho não for oferecido como a única resposta para nossa sociedade, e vivido como o único estilo de vida pela igreja, por aqueles que se dizem seguidores de Jesus Cristo, não teremos esperança de ver nada mudar.

Assim, o ocorrido me leva a renovar minha consagração e compromisso com Deus de continuar pregando o antigo e poderosos Evangelho, que chama o ser humano a ter consciência da total santidade e justiça de Deus, compreensão da depravação total que existe em nosso coração como seres humanos que se desligaram de Deus e a cruz de Jesus e o Espírito Santo, como a resposta da graça de Deus para esse cenário.

Vou continuar pregando o evangelho, porque o Evangelho é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê.....

No Caminho,


Um comentário:

Sandro Valérius disse...

muito obrigado Ricardo por essa reflexão transparente...
também vivo esse compromisso de pregar o evangelho!