quinta-feira, 25 de junho de 2009

Devoção


Hoje eu quero falar com você a respeito de devoção. Certa vez perguntaram para Jesus qual era o maior de todos os mandamentos, ao que ele respondeu que o mais importante era esse: "Ouve, ó Israel, o Senhor, o nosso Deus, o Senhor é o único Senhor. Ame o Senhor, o seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma, de todo o seu entendimento e de todas as suas forças." A partir dessa resposta de Jesus fica claro que devoção é uma entrega total a algo ou a alguém. Para Jesus, o maior de todos os mandamentos era o Shema, essa declaração de que você está concentrando toda a sua vida e o melhor dela para Deus. Você é devoto? Fico surpreso em perceber como cada vez mais o poder da sociedade secular tem tomado conta de nossa vida. Nós achamos normal manter uma relação com Deus e com as coisas que envolvem a Deus de modo relapso e com descaso. A nossa repulsa, que julgo justa, por uma religiosidade vazia, muitas vezes tem feito com que, no lugar de nos tornarmos mais devotos a Deus, nos tornemos pessoas mais relapsas e irreverente para com Ele. Talvez você esteja discordando de mim, e você tem todo o direito de fazê-lo, mas permita-me fazer algumas perguntas para você, a fim de defender minha tese. Quando saímos para um restaurante, queremos chegar e ocupar um bom lugar, quando vamos para a escola ou para o trabalho, nos organizamos para chegar no horário, e procuramos dar o nosso melhor ali. Quando vamos ao cinema ou ao teatro, chegamos antes, ninguém chega na metade de um filme ou de uma peça, na verdade às vezes chegamos bem antes para, novamente pegarmos um bom lugar, porque queremos participar daquele momento usufruindo do melhor. Agora pense em como tem sido a participação das pessoas, a sua participação, em uma reunião, em um culto, em um encontro de adoração a Deus. O que tenho visto é cada vez mais as pessoas chegando mais tarde em nossos cultos, participando sem o mínimo de atenção ao que está acontecendo, e muitas vezes saindo antes da conclusão. Alguém sai do cinema antes do filme ter terminado? Bem, você pode continuar discordando de mim, mas acho que estamos caminhando a passos largos para nos tornarmos pessoas cada vez mais devotas a nós mesmos. Ouça, ó Israel.....

Um comentário:

Susy MPC disse...

Dez! Amor meu, é isso mesmo. Continuamos deturpando e barateando a graça e o amor de Deus por nós e achamos que o enganamos. Não nos damos conta de que os únicos enganados somos nós mesmos e pior, nos esquecemos que Deus não suporta a mentira. Estamos correndo um grande risco, como o de Ananias e Safira!!!