sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Perplexidade

Quem me conhece sabe que não sou daquele tipo de pessoa que usa a Bíblia para ficar tentando encontrar "profecias" fazer somas para ver se já estamos ou não perto da volta de Jesus, e outras coisas do tipo.

Minha caminhada com Deus é muito simples e dinâmica, acredito que ele está entre nós, que seu Reino chegou e que ele está conduzindo a história humana para um desfecho, que a própria Bíblia nos apresenta no livro de Apocalipse.

Contudo, quero expressar minha perplexidade com fatos que tenho enxergado ao meu redor:

1. Um aumento considerável de enfermidades, que tem ceifado a vida de muitos, principalmente o câncer, me dá a sensação de que o "selo" que libera pragas, das quais uma são tumores, sobre a humanidade já foi aberto.

2. Jesus advertiu que nos últimos dias o amor se esfriaria no coração de muitos. Tenho visto cada vez mais o ser humano lidar com o outro como se fosse nada. A violência graça solta e mesmo entre os que são cristãos, parece que o amor e entusiasmo para com Deus tem se esfriado.

3. Jesus também questiona se quando o Filho do homem retornasse ele encontraria fé na terra. Parece-me que os cristãos, pelo menos os ocidentais, não tem mantido a vida de fé, no sentido de alegre confiança e dependência de Deus, escolhendo-o como a pérola de maior valor para suas vidas e para a vida de seus filhos.

4. Vejo os homens, maridos e pais, fugindo de sua responsabilidade de liderar espiritualmente seus lares. Demonstrando para seus filhos uma fé robusta e entusiasmada para com o Senhor e seu Reino.

5. Pode parecer loucura, mas tenho ouvido de pais, de adolescentes e jovens que estão na igreja, e que estão entusiasmados em buscar uma vida de intensidade com Jesus Cristo, que eles não deveriam fazer isso. É lamentável, mas a opção de muitos tem sido a de permanecer um tempo em uma comunidade local e quando vêem que o compromisso crescente de sua família com o Reino e com a igreja, preferem se ausentar, dificultam a ida de seus filhos para a igreja e terminam por optar em tirar toda a família. Criam argumentos que justificam sua atitude no lugar de encarar a sua pobreza espiritual e chorar por ela.

6. Líderes, pastores, e outros, ao invés de se alegrarem com Deus por ele estar levantando em suas comunidades pessoas que amam servir, ficam criando embaraço para essas pessoas e dificultando a vida de discipulado. Outro aviso que as Escrituras nos dão, quando dizem que nos últimos dias surgiriam líderes (pastores) que só estão interessados em seus próprios ego inflado.

7. Pessoas que afirmam ser cristãs, mas negam a relevância e a autoridade das Escrituras em suas vidas, rejeitam o convívio comunitário e se rebelam contra toda forma de autoridade que Deus coloca para cuidar de suas vidas.

Bom, tem muitas outras coisas que tem me deixado perplexo, mas vou parar por aqui.....

O que fazer diante disto? Tenho me perguntado! E a resposta que tenho recebido de Deus é a que está em 2Timóteo 4.1-5. Essa é a realidade e em meio a ela preciso, com a graça de Deus, continuar firme, esperançoso do retorno do Rei, ensinando, repreendendo e corrigindo, fazendo o continuo trabalho de pregar o evangelho, ainda que perplexo!!!!

No Caminho,

Nenhum comentário: