quarta-feira, 23 de março de 2011

As trevas não prevalecem contra Jesus


“A luz brilha nas trevas, e as trevas não a derrotaram.” (João 1.5)
“Estava chegando ao mundo a verdadeira luz, que ilumina todos os homens.” (João 1.9)
Na perspectiva bíblica nossa vida está tomada pelas trevas. Essa é uma expressão que se refere a idéia de falta de sentido, confusão, mas também expressa a influência do mal sobre nós.

A Bíblia personifica o mal na figura de um ser chamado Satanás. Esse ser não é apenas uma projeção mental ou supersticiosa desenvolvida por culturas do passado. Satanás é um ser espiritual que se opõe aos seres humanos por termos sido feitos a imagem e semelhança de Deus. Ele opera influenciando os valores de nosso presente século, e alimentando nossas tendências egoístas, nos escravizando ao medo e a morte.

“pois a nossa luta não é contra seres humanos, mas contra os poderes e autoridades, contra os dominadores deste mundo de trevas, contra as forças espirituais do mal nas regiões celestiais.” (Efésios 6.12)

Mas, como vimos a palavra de Deus afirma que a luz de Jesus Cristo, brilhou nas trevas, e estas não puderam derrotá-la.

A figura da luz na Bíblia traz a idéia de revelação, de verdade, de direção. Assim, a intervenção plena e definitiva de Deus em nosso favor acontece através de Jesus Cristo, porque somente através da pessoa dele, que é a Verdade, é que Satanás, o pai da mentira, é derrotado, bem como todos os seus truques.

“Portanto, visto que os filhos são pessoas de carne e sangue, ele também participou dessa condição humana, para que, por sua morte, derrotasse aquele que tem o poder da morte, isto é, o Diabo, e libertasse aqueles que durante toda a vida estiveram escravizados pelo medo da morte.” (Hebreus 4.14-15)

“Quando vocês estavam mortos em pecados e na incircuncisão da sua carne, Deus os vivificou com Cristo. Ele nos perdoou todas as transgressões, e cancelou a escrita de dívida, que consistia em ordenanças, e que nos era contrária. Ele a removeu, pregando-a na cruz, e, tendo despojado os poderes e as autoridades, fez deles um espetáculo público, triunfando sobre eles na cruz.” (Colossenses 2.13-15)

Satanás pode resistir e distorcer qualquer conteúdo que traga alguma luz de verdade sobre nossas vidas, ele só não consegue resistir a verdade do Evangelho.

“Pois, embora vivamos como homens, não lutamos segundo os padrões humanos. As armas com as quais lutamos não são humanas; ao contrário, são poderosas em Deus para destruir fortalezas. Destruímos argumentos e toda pretensão que se levanta contra o conhecimento de Deus, e levamos cativo todo pensamento, para torná-lo obediente a Cristo.” (2 Coríntios 10.3-5)

No Caminho,

Nenhum comentário: